"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

segunda-feira, setembro 11, 2006

Respostas População

1- D. As demais opções possuem erros como atração de nordestinos pelo café na letra A e B. A pecuária no RS como fonte de atração, quando na realidade é uma atividade extensiva que usa pouca mão-de-obra, consequentemente não funciona como atrativo. A diminuição do fluxo de nordestinos só ocorrerá após a década de 90.
2- C. Os japoneses também introduziram na Amazônia o cultivo da juta e da pimenta-do-reino.
3- A. O Brasil apresenta um índice de Gini elevado em relação à renda, e as políticas econômicas normalmente voltadas ao incentivo da produção para exportação, pouco auxiliaram na distribuição de renda no país.
4-C. A imposição vertical das necessidades de produtos feitos pelo mercado global, juntamente com a ampliação do desemprego estrutural. As atuais denúncias dos problemas ambientais gerado pelo modelo de desenvolvimento econômico mundial. O enfraquecimento do Estado-Nação, que encontra-se acuado pelas políticas neoliberais que impõem redução de investimentos e consequente redução de empregos, geram as situações descritas no item.
5- A. A modernização agrícola que passou a atingir também as médias propriedades liberando mão-de-obra e a ampliação da concentração fundiária que reduziu a disponibilidade de terras, promoveu a conhecida "marcha para o oeste".
6- B. A queda da intensidade do ritmo de urbanização ocorrida a partir da década de 80, deve-se ao volume em que já encontrava-se o processo de urbanização nacional e não em relação à crise econômica.