"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

terça-feira, maio 12, 2015

Comemorações da vitória da FEB na Itália

recebido por e-mail, 11 de maio

Salve amigos! Vou compartilhar com vcs uma experiencia que passei recente...
Seguem algumas imagens da ida de 03 professores de história da AMAN ao sítio histórico-militar de Montese e Monte Castelo, em comemoração aos 70 anos do fim da II GM e da vitória da FEB em solo italiano.
Foi feita por veteranos, representação de exércitos aliados e civis aficcionados em II GM a "Coluna da vitória", que saiu de Roma e foi até o norte da Itália, utilizando viaturas da época!!! Estava também presente o João Barone, dos Paralamas do sucesso, produzindo um novo documentário já que seu pai foi febiano.
A cidade de Montese homenageou os pracinhas brasileiros que libertaram a localidade, assim como outras cidades italianas fizeram em relação  as tropas inglesas e americanas no dia 25 de abril, feriado nacional (dia da liberação).
As comemorações começaram em Roma na sede da embaixada, onde não me furtei de tirar uma foto com nossos veteranos. Passamos por Pistóia, Pizza, Montese, Castelnuovo,Porreta Terme, Collechio, Fornovo, Parma e pro fim, Milão.
Foi emocionante ver a gratidão que o povo italiano tem com relação aos exercitos libertadores, principalmente em montese, onde as crianças ao nos verem fardados cantaram pra nos o hino da FEB...acho que é porque seus avós ensinaram aos seus pais a importancia do que foi feito pela FEB naquela cidade.
Aqui no Brasil podemos até teorizar acerca dos motivos, importancia tática, contexto politico do Brasil, e tudo o mais que envolve o envio de tropas brasileiras pra Itália e o despreparo inicial dos nossos soldados, etc,etc...mas lá, pra eles que viveram o horror da ocupação alemã, principalmente depois que a Itália captulou frente aos aliados e mudou de lado, me pareceu que apenas um fato é que conta: A FEB é considerada heróica porque os libertou da ocupação alemã.
Em Porreta Terme, ao entrarmos em um bar fardados de febianos, um senhor de 76 anos nos disse que lembrava pouco da guerra, mas a lembrança que não se esquece é de que a única coisa que tinham pra comer era o "mingau delicioso" que os brasileiros lhes davam, já que o comando da FEB estava naquela localidade.
Também pontuou que os brasileiros eram os únicos que dividiam a comida, as outras tropas só davam o que sobrava.
Um jovem que estava no bar assistindo a cena só nos deixou sair quando aceitamos que ele nos pagasse uma bebida em agradecimento pelo que o Brasil fez pela Itália na II GM...
Um forte abraço a todos!