"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quinta-feira, dezembro 06, 2012

Penta(thlon)logy. A ciência no Pentatlo Moderno escrita em cinco capítulos - Parte II

Publicado em sab, 01/12/2012 - 23:16

L. C. CameronMetrre

Um at(l)o em 21 etapas...

No segundo capítulo de nossa Penta(thlon)logy convidei outro parceiro de jornada no treinamento da Yane Marques. Pessoa da mais alta respeitabilidade e detalhista ao extremo, como convém a um Me(s)tre Esgrimista. Penso se o escrivão não errou na grafia do seu nome. O Professor Thales Metre autor da frase eternizada na história do pentatlo Olímpico: Chega! (http://www.youtube.com/watch?v=kHuV6mhicDk&feature=plcp). 

Nosso mestre Jedi precisava lidar com as demandas do movimento fino e preciso, quando muitas vezes a atleta entrava na pista após atividades extenuantes. Observei várias vezes como ambos treinavam exaustivamente cada movimento. Várias vezes vi o Metre correndo ao lado da Yane para incentiva-la (e quem sabe perder a barriguinha...), sem contar sua colaboração nos enormes check lists para as viagens.

Na minha opinião, o fato de haver começado a prova de esgrima com boa pontuação teve grande impacto na confiança da Yane para a conquista da medalha. Um bom início costuma levar a um relaxamento relativo interessante para o resto da jornada.

Em setembro, participei de um seminário sobre Propriedade Intelectual na Indústria do Esporte. Ali ouvi que a medalha da Yane Marques foi inesperada. Minha ignorância no assunto me pôs a pensar. Acho que houve um engano. Inesperado para mim significa surpresa ou até mesmo um efeito estocástico. A medalha da Yane foi construída minuto a minuto, nos treinos e nas competições. E dentre estes, os primeiros minutos foram construídos pelo Metre.

21 Vitórias

A esgrima está presente nas Olimpíadas da Era Moderna desde a sua 1ª edição, em 1896. Divide-se em três armas: o florete, a espada e o sabre. Na primeira delas atinge-se o oponente com a ponta da arma em seu tronco. Na  espada, que é utilizada no pentatlo moderno, o toque com a ponta cilíndrica é válido em qualquer parte do corpo do adversário.  Já no sabre, o esgrimista pode desferir golpes com a ponta ou com o lado da lâmina, no tronco, braços e cabeça.

Golpear, atingir, tocar... seria um incentivo à violência? Não. A esgrima é um esporte praticado por crianças, jovens e adultos, sem distinção de gênero.. A utilização de equipamento de segurança é obrigatória e o respeito ao adversário, professores e plateia é cultuado desde o primeiro dia de aula de um iniciante.

Em competições de esgrima, atiradores (sinônimo para esgrimistas) enfrentam-se em combates de três tempos de três minutos, ou até atingirem 15 pontos.  Empatando, disputam mais um minuto. No pentatlo moderno, os atletas enfrentam todos seus oponentes em combates de apenas um minuto. Em caso de empate ocorre uma derrota dupla, sem pontos. Na final oficial de competição mundial, estão presentes 36 pentatletas. A prova tem uma duração de cerca de três horas e cada atleta enfrenta 35 combates em sequência.

Ambientados com as regras básicas de uma prova de esgrima do pentatlo, podemos verificar a demanda de versatilidade do pentatleta:

Como se preparar para tantos adversários diferentes?

Como se concentrar na prova?

O que ouvir ou o que falar?

Gritar ou refletir?

Fechar ou abrir os olhos?

Ao assumir o treinamento de esgrima da Yane, iniciei o trabalho com uma exposição de ideias em diálogo. Recordo-me bem da pentatleta encerrando nossa conversa: “não mudando meu material, meu estilo de jogo e minha técnica, o resto pode mexer em tudo”. O que é possível concluir, caros leitores? Ela queria mudar absolutamente nada. O que foi um obstáculo no momento inicial, tornou-se fator primordial para a melhora de sua performance: a presença de espírito (algo inato a Yane). Esta qualidade foi aperfeiçoada por dois anos e meio para a potencialização de uma supremacia psicológica na  pista de esgrima. Essa importante virtude evidenciou-se durante as desgastantes temporadas de competições. E foi usada para que a Yane pudesse rapidamente se adaptar aos diferentes estilos das adversárias.

Os treinamentos dividiram-se em aulas individuais, combates livres ou dirigidos, circuitos de treinamento físico-técnico, análise de vídeo e teoria da esgrima. Algumas adversárias nos exigiram mais de dez horas de estudo para que estudássemos seu estilo (apenas no ano de 2012). Essas atletas, por terem  tática e técnica refinadas, foram motivo para centenas e centenas de repetições de gestos específicos em aula.

Yane se desenvolveu muito rápido na esgrima do pentatlo por uma facilidade num contra-ataque: “romper alongando o braço” (andar para trás apontando a espada para o adversário). Passou anos escutando que era uma boa atleta contraofensiva. Isso era insuficiente para alguém que iniciava a temporada 2012 dentre as top 10 da modalidade. Conversas, estatísticas, vídeos, tudo foi utilizado para aumentar a confiabilidade sobre um novo panorama tático e, principalmente, para elevar sua própria autoconfiança. Yane foi entendendo e acreditando que sua ofensividade lhe conferiria mais tempo e espaço paratomar suas decisões em pista. Fossem elas presumidas ou repentinas, certamente uma vantagem tática.

A prova de esgrima possui características de “montanha russa”. O alternar de vitórias e derrotas pode fulminar a mente de um atleta pouco preparado física ou psicologicamente. Outro fator desequilibrador para o atleta é o erro da arbitragem. Que acontece em qualquer nível de competição. Não há árbitro que seja infalível. Esse foi mais um aspecto exaustivamente trabalhado com Yane. A pentatleta deveria aprender a suportar e controlar a raiva ao perder um ponto injustamente. Não vale a pena ficar a se martirizar por algo que aconteceu na pista anterior e sem solução. O árbitro julga como vê. A visão dos outros é irrelevante. Em nossos combates em Londres, por ironia ou por prêmio do destino, não houve erro de arbitragem. Podemos dizer que houve vitórias bem vencidas e derrotas bem perdidas.

Desenvolver um mecanismo interno de entendimento foi muito importante durante nossa caminhada. Yane é bastante introspectiva, extremamente dedicada e confiante em seus treinadores. Extrair os seus pensamentos tornou-se uma arte. Já não precisamos da verbalização para nos entendermos, bastando linguagem corporal. Nos treinamentos, o diálogo é sempre incentivado e se desenvolve muito bem. Na competição, a linguagem é de “guerra”.: gritos, palmas, exercícios de ativação motora. Vale tudo para aumentar a “vontade de vencer”. O toque no esgrima do pentatlo é comparável a saída do bloco da natação numa prova de 50 metros. Não há meio termo, é 100% de explosão em cada chance que o adversário oferecer. Na esgrima é inevitável fugir da matemática. A medalha olímpica exigia-nos 60% de aproveitamento na esgrima, ao menos 21 vitórias dos 35 combates. Ao longo do circuito esse índice foi perseguido e atingido algumas vezes. 

12 de agosto de 2012, seis e meia da manhã. Desjejum e chegada ao Copper Box. Aquecimento metódico e rotineiramente realizado, apresentação dos competidores. A certeza de que apenas seria necessário que Yane se soltasse na prova e o resultado viria. Primeiro combate frente à Tamara Vega, jovem promessa do pentatlo mexicano: derrota ingênua. Confiança inabalável. Seu aceno de cabeça me disse: faz parte, ainda temos 34. A partir daí, só alegrias. Consistente do início ao fim, errando pouquíssimo, reconhecendo o mérito das adversárias. Chegamos ao último combate contra a tcheca Natalie Dianova. Estávamos com 20 vitórias, já tínhamos o “quase”. Mas o quase nunca nos serviu. Yane ataca o antebraço da adversária e vence. Objetivo atingido, primeiro passo do sonho concretizado. 21 vitórias!!!

Abaixo, Yane em diferentes momentos de sua preparação e após a conquista olímpica.

Image Image Image Image Image Image

quarta-feira, dezembro 05, 2012

Dos Serviços de inteligência das Forças Armadas: As viagens de Rose sem Lula a Europa para negociar diamantes em negócios ocultos da cúpula petralha na África, principalmente Angola

alertatotal -  segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Inteligência militar revela que Rose era a “mulher invisível” que negociava diamantes africanos na Europa

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alerta www.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Exclusivo – O Rosegate revela mais duas bombas. Não existem registros nos anais da FAB de viagens internacionais feitas por Rosemary Novoa Noronha nos aviões da Presidência da República, embora a ex-chefe do gabinete paulista de Dilma tenha viajado 24 vezes ao exterior com o amigo e chefe Lula. Por tal informação, passada reservadamente pela inteligência das Forças Armadas ao Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, a “Doutora Rose” seria a “mulher invisível” que trabalhava para Lula.
Outro bomba. Rosemary utilizava um passaporte exclusivo de membros do primeiro escalão governamental para viagens de negócio ao exterior que fazia sem a presença do amigo Lula. Serviços de inteligência das Forças Armadas receberam informes de que Rose participaria de negócios com diamantes em pelo menos cinco países: Bélgica, Holanda, França, Inglaterra e Alemanha. As pedras preciosas seriam originárias de negócios ocultos feitos pela cúpula petralha na África, principalmente Angola. Tal informação também foi passada à PGR pelos militares.
Foram detectadas dezenas de viagens não-oficiais de Rosemary ao exterior, para "passeios de negócios". O passaporte especial a denunciou. Foram 23 para a França. Para Suíça, ocorreram 18, por via terrestre, partindo de Paris, e mais quatro por via aérea. Rose também fez 12 deslocamentos de avião para a Inglaterra. Outras sete viagens para o Caribe e os Estados Unidos, aconteceram de navio – de acordo com a inteligência militar brasileira.
Tais informações sigilosas sobre o Rosegate não aparecem nas 600 páginas do inquérito da Operação Porto Seguro. Militares também estão checando o informe, que circula pela internet, de que, numa viagem de Lula a Portugal, Doutora Rose teria levado, na mala diplomática, 25 milhões de Euros. O valor, que teria sido declarado à receita portuguesa, seguiu em carro forte para depósito na agência central do Banco Espírito Santo, na cidade do Porto.
Como os documentos sobre tal operação estariam arquivados na Aduana do aeroporto internacional Francisco de Sá Carneiro, a petralhada morre de medo que se confirme o informe do e-mail denúncia – segundo o qual Rose mandou fazer o depósito tendo Luiz Inácio Lula da Silva como o possível beneficiário de um seguro que fora feito para evitar “algum sinistro” com tanto dinheiro.
Diante de novas denúncias que surgem com o Rosegate, o Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, se prepara para pedir, a qualquer momento, a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de Luiz Inácio Lula da Silva & Família. A solicitação é um desdobramento do julgamento do Mensalão e servirá para alimentar de informações o Processo Investigatório 2.474. Correndo em segredo de Justiça no Supremo Tribunal Federal, desde 2007, com 77 volumes de fatos concretos, o trabalho investiga as relações de negócios entre o PT, o Banco BMG, e o mito Lula.
Gurgel quer saber como e onde Lula aplica os recursos que recebe nas palestras que vem dando no Brasil e no exterior. O Instituto Lula também pode ser alvo do Procurador, para saber quem são as pessoas físicas e jurídicas que andam financiando as atividades políticas de Lula. A maior preocupação do ex-presidente é com a Polícia e a Receita Federal. Lula foi informado de que servidores fora do controle do Governo – mas agindo dentro da lei e do dever de ofício – teriam informações comprometedoras sobre ele e seus filhos.
Se tudo vier à tona, o processo do Mensalão vai parecer roubo de galinha no quintal do vizinho mais próximo...

segunda-feira, dezembro 03, 2012

Olivio Dutra

Ontem vi no Fantástico reportagem sobre o Presidente José Mujica. Respeito o exemplo que ele dá aos demais pares no mundo todo. Mas, e aqui? não temos exemplos?
Sim, os temos. Um deles ligado ao partideco, Olivio Dutra. 
Olivio nasceu no interior do estado do Rio Grande do Sul (e nesse caso, a localidade que pertencia à hoje emancipada Bossoroca - 6.854 hab em 2011- é uma área realmente pobre).
Nessa sua luta pelo crescimento pessoal chegou ao Exército (4º RCB em São Luis Gonzaga), estudou, fez concurso para o Banrisul, virou sindicalista de destaque e político. 
Segundo um amigo que é ligado a Brigada Militar, fazer a segurança de Olivio no período em que foi Governador era um caos. Ele não seguia os protocolos, cumprimentava todos e às vezes se "perdia" na multidão, para desespero da equipe de segurança. Sempre viveu em um pequeno apartamento de 60m² na Assis Brasil, o que dificultava também sua segurança. 
Há algum tempo foi homenageado em seu antigo quartel (o 4º RCB) e em seu discurso reconheceu a grande importância que o Exército teve na sua vida pessoal e politica, diferente de outros que negam sua relação com a área militar.
Por essas e outras, creio que Olivio Dutra deveria ter mais destacadas as suas virtudes, porquê erros todos cometem, mas ninguém pode dizer que ele tem mansões, que ele aumentou em 20 vezes seu patrimônio, que ele enriqueceu.
Continua se deslocando de ônibus, e com suas relações mais pessoais com seu entorno. 
Seu erro eterno é permanecer ligado ao partideco, mas, com tantas atenuantes, a gente perdoa.

domingo, dezembro 02, 2012

Charge: Dirceu Gang Style - Gangnam Style Parody

Não é novidade para ninguém que acompanha o blog minha percepção sobre José Dirceu e Joaquim Barbosa. Bom, apesar de ser apenas uma brincadeira, não resisti à ideia de postar essa charge animada.

Atila Nunes - Caso Aerus precisa ser divulgado na internet


Átila Nunes - Aposentadoria só para quem joga futebol


Polícia Federal / Lula e a estreita ligação com Rosemary Noronha

blogdailha.org - 26nov2012

IN: MAURICIO VERGNE

Polícia Federal tem 122 gravações que revelam como Rose discutia negócios com “Tio” Lula e Dirceu

Por Jorge Serrão – serrao@alertatotal.net

Exclusivo – A Polícia Federal está atrás de um motoboy chamado Roberto. O motociclista profissional, que está desaparecido, tem em seu poder 10 comprometedores envelopes com documentos de alto interesse para a Operação Porto Seguro. O rapaz simplesmente não cumpriu a missão de entregar o material enviado ao consultor José Dirceu de Oliveira e Silva pela agora exonerada chefe de Gabinete da Presidência da República, Rosemary Nóvoa de Noronha.

Amiga pessoal do ex-Presidente Lula da Silva, ela foi indiciada por coordenar um mega esquema de corrupção ativa e tráfico de influência para beneficiar empresas que faziam negócios com o Governo Federal. A avaliação geral é que Rose não tinha competência para comandar, sozinha, um esquema tão complexo. Logo, Rose tinha um chefão por trás dela. Quem era? A PF e o MPF só não descobrem se não quiserem.

Outra bomba mantida em sigilo da Operação Porto Seguro deixa Lula e Rose na maior ‘saia justa’. A Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, já está de posse de 122 gravações de conversas telefônicas entre Luiz Inácio Lula da Silva e Rosemary Nóvoa de Noronha. Ele a chamava de “Rose” ou “Rosa”. Ela o tratava pelo amoroso apelido de “Tio”. Nas conversas, Rose passava ao ‘amigo’ informações sobre quem deveria receber em audiência e para quem deveria mandar documentos.

Todo esse material sigiloso – que pode ser varrido do mapa pelas conveniências do poder – foi recuperado por uma empresa de alta tecnologia paulista que pode torná-lo público bem como as informações que contém, caso sofra ameaças ou retaliações. Os arquivos foram recuperados de um computador cujo Hard Disk (HD) fora formatado, na vã tentativa de esconder e eliminar informações comprometedoras. O azar dos bandidos é que a empresa, com tecnologia israelense, consegue salvar 100% dos dados de um disco rígido que tenha sido formatado até oito vezes seguidas.

Agora, o medo maior do Palácio do Planalto é que tais documentos vazem ainda mais comprometedores sobre Rose e suas ligações pessoais e de negócios com Lula – e também com José Dirceu. A Presidenta Dilma Rousseff fará neste domingo sua terceira reunião seguida do desesperado ‘Gabinete de Crise’. No sábado de ontem, em mais uma tensa sessão de espinafração, Dilma resolveu exonerar Rosemary Nóvoa de Noronha.

Como ela não pediu exoneração, conforme fora aconselhada a fazer, acabou removida por Dilma. A Presidenta escalou seu Secretário Geral Gilberto Carvalho para transmitir a terrível notícia a Lula, assim que ele desembarcou da viagem à Índia.

Dilma também meteu um canetaço em José Weber Holanda Alves, Advogado Geral Adjunto da União. Só não se sabe se o superior dele Luis Inácio (com S) Adams tenha repetido a costumeira artimanha do Luiz Inácio (com Z), alegando que nada sabia sobre o que seu imediato fazia de errado. Dilma pode também afastá-lo, assim que puder. Adams, que sonhava com o STF, agora vive um pesadelo acordado e tem tudo para ficar desempregado.

Mais uma bomba! A Agência Brasileira de Inteligência foi alertada em outubro de que haveria uma investigação sobre Rosemary. No informe de classificação A1A, a ABIN informou ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência que Rosemary enviava documentos para apartamentos em Interlagos e nos Jardins. O material seria destinado, pessoalmente, a José Dirceu e a Luiz Inácio Lula da Silva…

Lula teria falado sobre o delicadíssimo assunto da investigação sobre Rose com a Presidenta Dilma durante o último jantar entre ambos. Dilma cobrou da PF se havia tal investigação. Foi-lhe alegado que nada havia na PF, mas que poderia ter algo sendo engendrado no Ministério Público. Quinze dias atrás, Dilma soube que o caso era gravíssimo e poderia estourar a qualquer momento.

E explodiu feio! Na verdade, tudo parece um grande contragolpe. O que teria desencadeado o ápice da Operação Porto Seguro foi o movimento radical do PT contra a Justiça, o Ministério Público e, especificamente, contra o Procurador Geral Roberto Gurgel – ameaçado de indiciamento da CPI do Cachoeira. O “troco” ao radicalismo burro da petralhada veio em alta velocidade.

Agora, a PF e o MPF têm um complicado quebra-cabeças para montar – que mais parece o roteiro de uma novela mexicana. Também não será fácil provar que a Dilma não tinha “domínio dos fatos”.

Parece que se repete aí a novela do Mensalão – com milhões de reais de agravantes, já que não dá para crer que uma supersecretária e amiguinha do ‘titio’ Lula tinha poder para coordenar todo o crime que agora lhe atribuem.



Foi o “Black Friday de Lula”

Em tese, um mito nunca morre. Mas os poderes míticos se enfraquecem. Seja por influência do Poder da Justiça ou do Poder Divino. O risco de condenação judicial provoca danos à imagem, ainda mais se acabar em condenação, com pagamento de multas, prisão e, pior ainda, perda de direitos políticos. Já a condenação divina pode custar mais cara ainda. Perder a voz ou a vida, por acaso, tem preço?

Eis os dois perigos atualmente sofridos pelo mito Luiz Inácio Lula da Silva. Não restam dúvidas de que a temporada de caça a Lula está abertíssima. A estrela máxima do PT corre o risco de sair ofuscada ou até apagada por várias investigações judiciais já públicas ou que ainda correm em segredo judicial: Mensalão parte 2, BMG-PT-Lula, Delta-Cachoeira, Petrobrás e Eletrobrás. Mas sexta-feira estourou a gota d´água contra Lula e seus parceiros: a Operação Porto Seguro – que até podia ter sido criativamente batizada de “Aguenta, Coração”…

O caso mais grave é o conjunto de provas materiais sobre a existência de um “Gabinete Paralelo da Presidência da República”, operando no 3º andar do prédio da Previ, na esquina da Rua Augusta com Avenida Paulista, em São Paulo. O “escritório” servia para práticas de crimes de tráfico de influência e corrupção ativa. Em troca de muita grana, favores, “presentinhos” ou viagens, a quadrilha promovia fraudes de documentos públicos ou soluções pouco convencionais de problemas para empresas interessadas em fazer negócios ou licitações com o Governo Federal.

O batom na cueca vermelha de Lula é que todo o esquema era comandado por uma amiga muito íntima dele: Rosemary Nóvoa de Noronha, chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo –que acabou exonerada neste sábado pela aparentemente irada Presidente Dilma Rousseff. As investigações da PF indicam que a “Doutora Rose”, como era mais conhecida, recebia, oficialmente, o salário de R$ 11.179,36 para servir ao ex-Presidente. Até sexta-feira, Rose era um “Porto Seguro” para o “Tio” Lula. Agora, se transforma em uma “Atração Fatal”.

Nos bastidores petistas, todo mundo sabe que Rose talvez só seja menos importante para Lula que a ex-primeira dama Mariza Letícia. Literalmente, Lula tomou um ‘tiro no coração’ com a operação Porto Seguro da PF e do MPF. A desagradável surpresa aconteceu no momento em que Lula recebia, no palácio presidencial Rashtrapati Bhavan, em Nova Déli, na Índia, o prêmio Indira Gandhi pela Paz, Desarmamento e Desenvolvimento 2010. Em São Paulo, sem dúvida, foi armada uma arapuca para declarar guerra total a Lula, acabando com a paz dele – inclusive e principalmente dentro de seu apartamento, em São Bernardo do Campo.

Como o caso corre no famoso e providencial “segredo judicial”, são gigantescas as chances de não serem tornadas públicas as ligações telefônicas entre os ‘superamigos’ Rose e Lula. As Velhinhas de Taubaté do PT já espalham na mídia amestrada a fantasiosa versão de que “não resta dúvida de que “Lula não sabia das atividades ilegais atribuídas ao grupo”, que integrava um esquema que produzia pareceres favoráveis aos interesses de grandes empresas junto ao governo federal”.



CPI da Rose?

A previsão do tempo para segunda-feira é: O Brasil explode politicamente. Dilma tentará se blindar, com discurseira de combate à corrupção, justificada com as exonerações em alta velocidade. Tudo pode piorar se o dólar subir, sem controle do Banco Central, alimentando o risco de problemas econômicos.

Segunda-feira também recomeça o julgamento para definição de penas dos condenados no Mensalão. No Congresso, a oposição falará grosso contra Lula e o PT, pedindo uma CPI sobre a escandalosa Operação Porto Seguro que também mexe com o ex-senador Gilberto Miranda – que é ligadíssimo ao poderoso presidente do Senado, José Sarney.

Investigações da PF indicam que a “Doutora Rose” era responsável pela nomeação e pelas ações fora da lei promovidas pelos “Irmãos Vieira”: Paulo Rodrigues Vieira, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Rubens Carlos Vieira, diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Marcelo Rodrigues Vieira, também da ANAC. Detalhe importante: os irmãos Vieira eram apadrinhados de Lula, Rose e Dirceu.

O escândalo transforma em “roubo de galinha” o Mensalão agora julgado no STF. Envolve servidores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), da ANAC, da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), do Tribunal de Contas da União (TCU), da Advocacia Geral da União (AGU) e do Ministério da Educação (MEC).

A organização criminosa atuava também agilizando processos em órgãos públicos e falsificando documentos em troca de dinheiro e vantagens. Os pareceres fraudados eram usados por empresas interessadas em processos de licitação junto ao governo.

A “Doutora Rose” era poderosa e muito influente. Na década de 90, foi assessora de José Dirceu de Oliveira e Silva. Naquela época, conheceu Luiz Inácio. Rose começou a trabalhar no governo Lula em 2003 como assessora especial do gabinete da Presidência em São Paulo. Em 2005, virou a “Doutora Rose, ao ser nomeada chefe de gabinete do escritório regional da Presidência, na Avenida Paulista.

Rose já esteve envolvida em problemas na época do governo Lula. Em 2006, quando explodiu o escândalo dos gastos com cartões de crédito corporativos, o nome dela estava na lista de 65 servidores que fizeram saques para pagamento de despesas da Presidência. O deputado Índio da Costa (DEM-RJ), então candidato a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB), e o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) pediram a convocação de Rose para depor na CPI criada para investigar o uso dos cartões corporativos. O caso, como tantos outros, deu em nada, pela blindagem da “segurança do estado”.

Rosemary é tão ligada a Lula que costumava participar da maioria de suas viagens internacionais, nos oito anos de governo. Chegou a fazer 17 viagens presidenciais, entre 2005 e 2010. Somando todas, teria embolsado R$ 45 mil em diárias, isso oficialmente. Rose costuma integrar o ESCAV (escalão avançado), equipe que preparava a chegada de Lula aos países. Rose estaria separada de José Cláudio de Noronha. O ex-marido marido ocupa um cargo de assessoria especial na administração regional da INFRAERO em São Paulo. Deve ser também “justiçado” pela ira de Dilma.
A cúpula petista sabia que Rose era amiga íntima de Lula. Logo, se ele “não sabia de nada” que ela fazia, o maior mito apedeuta do universo poderia se considerar um sujeito traído? Se for, e voltar ao Brasil jurando pela felicidade da nação corinthiana que de nada sabia, Lula merecerá ser tratado como uma espécie de “Grande Corno Político”.

Talvez a ele se aplique uma versão atualizada e parodiada de um velho provérbio: “Diga-me com quem amas que vos direi quem és”.

O risco real: esse perigoso caso pode acabar em ruptura institucional ou na pizza podre de sempre…



Vida que segue… Ave atque Vale! Fiquem com Deus.


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 25 de Novembro de 2012.

On ou Off

Excelente video que faz uma bela reflexão sobre o que realmente deve ser entendido como "conexão".