"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quinta-feira, agosto 31, 2006

Atividades Agricultura


1- Para alguns produtos agrícolas brasileiros, a produção se encontra fortemente concentrada em um único Estado. Assinale a alternativa que faz corretamente a associação entre cada uma das lavouras indicadas e o Estado onde sua produção alcança o maior percentual, na atualidade.
a) arroz - BA, cana-de-açúcar - SP, café - MG, algodão - SP
b) arroz - RS, cana-de-açúcar - RJ, café - SP, algodão - PR
c) arroz - BA, cana-de-açúcar - PE, café - PR, algodão - PB
d) arroz - RS, cana-de-açúcar - SP, café - MG, algodão - PR
e) arroz - SP, cana-de-açúcar - PE, café - PR, algodão – PB

2- A produção de uva na região Nordeste tem localização definida e características que a diferenciam das tradicionais plantações da Região Sul brasileira. Apresenta:
a) irrigação sistemática, temperatura pouco variável e localização no médio São Francisco, principalmente em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).
b) irrigação esporádica, temperatura pouco variável e localização em áreas de maior altitude como a Chapada Diamantina (BA) e Borborema (PB).
c) irrigação sistemática, temperatura mais baixa decorrente de maiores altitudes locais, especialmente em Vitória da Conquista (BA) e Garanhuns (PE).
d) irrigação esporádica, temperatura mais baixa decorrente de áreas de maiores altitudes, localizando-se principalmente em Vitória da Conquista (BA) e Garanhuns (PE).
e) irrigação sistemática, temperatura pouco variável decorrente da proximidade do litoral, especialmente em Ilhéus/Itabuna (BA) e Garanhuns (PE).

3- Desde o início da colonização, a distribuição de terras no Brasil tem sido feita de maneira desigual. A forma como a questão vem sendo conduzida sugere que, a curto prazo, o problema deve permanecer.
A respeito da questão agrária no Brasil, é INCORRETO afirmar que
a) o governo brasileiro, na tentativa de neutralizar as constantes invasões de propriedades agrícolas pelos sem-terra, tem ameaçado excluir do processo de desapropriação as áreas invadidas.
b) os programas governamentais de assentamento de colonos pouco alteraram a estrutura fundiária do País, que continua muito marcada pela concentração de terras.
c) a invasão de terras é um fato muito antigo no País, pois, desde os primórdios de sua história, as terras que pertenciam aos índios ou à Coroa foram ocupadas por latifundiários.
d) o movimento dos sem-terra, que começou de forma muito dispersa do ponto de vista geográfico, tem, hoje, como principal estratégia concentrar sua ação em áreas restritas, para ganhar força.
4- O texto permite abordar aspectos fundamentais da atividade agrícola na Amazônia.
"Nas últimas quatro décadas, a demanda alimentar mundial quase triplicou, devido ao crescimento populacional e ao crescente enriquecimento. Essa demanda deslocou os agricultores para terrenos montanhosos e muitas vezes florestais. Sem o tempo necessário para construir os terraços tradicionais, os fazendeiros desmatam e aram terras íngremes, sabendo que elas terão de ser abandonadas em uma ou duas décadas devido à erosão. Da mesma forma, agricultores desesperados entram pelas florestas tropicais, como as da Amazônia, limpam a terra e a abandonam três ou cinco anos depois, quando as plantações esgotam o solo."
(L.Brown) Fonte: Porritt, J. "Salve a Terra", 1991, p. 64.)
Assinale a alternativa que contém esses aspectos.
a) Perda de terras agricultáveis, diminuição da fertilidade dos solos e expansão da fronteira agrícola.
b) Perda de terras agricultáveis, desmatamento e criação intensiva de gado bovino.
c) Diminuição da fertilidade dos solos, desmatamento e implantação de canais de drenagem.
d) Desmatamento, expansão da fronteira agrícola e implantação de técnicas de irrigação.
e) Perda de terras agricultáveis, poluição da água subterrânea e desmatamento.
5- A análise da agricultura e da indústria brasileiras, nas últimas décadas, permite identificar processos comuns a essas duas atividades.
Todas as alternativas apresentam fatores que vêm interferindo tanto na agricultura quanto na indústria brasileiras, nesse período, EXCETO
a) Aumento da produtividade pela incorporação de tecnologias importadas, responsáveis pela geração de lucros e de postos de trabalho fora das fronteiras nacionais.
b) Dispensa de percentuais variáveis da mão-de-obra anteriormente ocupada nessas atividades, provocada pela redução do trabalho empregado por quantidade produzida.
c) Participação crescente dessas atividades na geração da renda nacional, embora, no que diz respeito à composição da pauta de exportação, elas sejam menos importantes que outros setores da economia.
d) Redistribuição dessas atividades pelo território brasileiro, em um processo de expansão que reduziu a diferença existente entre o espaço nacional e o espaço economicamente ocupado.

Nenhum comentário: