"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

terça-feira, janeiro 20, 2009

GM cancela férias coletivas e retoma produção em Gravataí

Instituto Humanitas Unisinos - 20/01/09

A GM cancelou um novo ciclo de férias coletivas previsto para o período entre os dias 26 de janeiro e 8 de fevereiro na fábrica de Gravataí (região metropolitana de Porto Alegre).

A reportagem é de Gracialiano Rocha e publicada no jornal Folha de S. Paulo, 20-01-2009. A notícia também é destaque no jornal Zero Hora, 20-01-2009.

A montadora atribuiu a decisão à retomada da demanda por veículos Celta e Prisma, que são produzidos na unidade gaúcha. Em Gravataí, 5.300 funcionários da montadora e de fornecedores diretos são responsáveis pela produção de 880 carros por dia.

Na semana passada, o vice-presidente da GM, José Carlos Pinheiro Neto, esteve no RS para negar rumores de demissão em Gravataí.

A suspensão das férias coletivas é o primeiro sintoma de normalização da produção da GM no Sul desde que a crise financeira global começou a afetar as vendas de carros, no último trimestre de 2008. Em novembro e dezembro, a GM fabricou carros em apenas sete dos 42 dias úteis em Gravataí.

As vendas totais de veículos na primeira quinzena do mês tiveram alta de 6,55% sobre o mesmo período de dezembro, com 98.322 unidades emplacadas, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, segundo a Fenabrave (associação das concessionárias).

Nenhum comentário: