"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sábado, julho 07, 2012

Comentários

Estou ficando cada vez mais preocupado com as diretrizes e lideranças do partideco. Não sei o que se passa realmente na cabeça desse pessoal.
Parece-me irracional que depois da implantação de programas de sucesso por parte de Lula e sua continuidade com Dilma, que principalmente essas duas lideranças que estão em maior destaque e visibilidade não dêem um fim a essa “paralisia cerebral”.
Estamos com 52 dias de greve dos professores federais. Fernando Haddad alçado a condição de candidato do partideco pela disputa de São Paulo (que depois da imagem com Malluf se tornou para mim a antítese de um bom candidato e deveria ser exercrado dessa condição) deve ser responsabilizado e deveria como ex-ministro da educação ter feito algum pronunciamento a respeito.
A lógica é que sua atuação como Ministro encerrou-se nesse ano, e com toda certeza a insatisfação salarial dos professores não surgiu a dois meses atrás. Então durante a gestão de Haddad já havia problemas e esses deveriam ter sido equacionados. Infelizmente a categoria da educação não tem força política, sua paralisação não afeta economicamente as estruturas de produção e assim, estar em greve ou não, só atinge os alunos.
Nessa questão considero muito interessante o silencio da mídia em geral. Como já repeti aqui várias vezes um dito de Leonel Brizola: “se não sair no Jornal Nacional, não aconteceu”; o silencio da Globo (dita anti-PT) é contundente. Que interesses ligam esses “ditos” opostos nessa questão? A ausência de noticias sobre o assunto auxiliam a candidatura de Haddad, será que além de Malluf os barões da midia vão se  beneficiar também com sua vitória?
Por essas e outras é que hoje me sinto feliz por não ter mais nenhuma proximidade política com o PCdoB que forneceu Nádia Campeão como vice na chapa, é o fim. Creio que antigos membros da “Viração” realmente conscientes do que representa esse tipo de aliança, devem ou deveriam, estar pulando fora do barco.
Muito me entristeceu essa notícia, é o fim de um partido, pois se faz esse tipo de aliança em prol do aumento de dois representantes, o que faria para aumentar sua representação nacional?
O pior de tudo é ver quem ainda defenda o Governo utilizando como pano de fundo a diferença salarial entre o setor público e o privado. É de uma falta de caráter tão grande que não há palavras que possam exprimir quão hediondo é esse tipo de argumento. Até parece que o setor privado paga um salário justo. Apenas para contestar esses energúmenos, segundo o Dieese o salário mínimo do trabalhador brasileiro deveria ter sido de R$ 2.329,35 em abril, a fim de suprir as necessidades básicas da população e de sua família, como constata a Pesquisa Nacional da Cesta Básica. Assim os salários em geral do setor público executivo, oscilam até 5 salários mínimos. É claro que o setor privado massacra a população com o consentimento do Estado. Mas, aí já é outra estória.




Outro problema seríssimo que está sendo levado como brincadeira -  para não falar irresponsabilidade – pelo Governo Federal é a situação do retorno da Gripe A.
Sinceramente não acredito que com tantos pesquisadores e estudiosos do assunto na rede pública, não se previa a possibiliade do problema e consequentemente sua antecipação para redução dos custos humanos.
A ampliação de casos e a falta de vacinas (que por sinal a campanha de vacinação nesse ano utilizando termos suaves foi no mínimo ridicula) tem provocado aumento nos casos e com mortes que poderiam ter sido evitadas se houvesse um simples planejamento do Governo Federal.
Ao que tudo indica (pelo que está ocorrendo) esse inverno no Sul tende a ser com presença de bastante chuva, ou seja, não só o frio, mas a pluviosidade forçará o fechamento dos espaços auxiliando na disseminação do vírus.
No Rio Grande do Sul já se programa a antecipação das férias escolares,  e provavelmente essa medida deverá redundar em uma nova solicitação de ampliação dessas (nos moldes de 2010).
Fazendo um link entre os dois comentários, é assim que o Governo Federal está preocupado com a educação (até a pouco representada por Haddad)? Deixando o ensino superior sem aulas por greve, e os demais por inépcia?
Se Serra não fosse a pior opção, hoje estaria menoscabado com a eleição de Dilma. Mas, nada é imutável. Quem sabe nossos representantes resolvam realmente por o cérebro para funcionar.

Nenhum comentário: