"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

segunda-feira, setembro 24, 2007

Instituto Humanitas Unisinos - 21/09/07

Calçadistas do País investem na Argentina contra concorrência

As brasileiras Alpargatas, Vulcabras, Dilly, Paquetá e West Coast estão investindo na fabricação de calçados na Argentina como parte de uma estratégia de fortalecer a América Latina contra a concorrência desleal dos produtos chineses, segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Milton Cardoso, que também dirige a Vulcabras. A notícia é do Jornal do Comércio, 21-09-2007.

A Vulcabras adquiriu a calçadista argentina Indular; a Alpargatas brasileira está finalizando o processo de compra da Alpargatas argentina; a Dilly e a Paquetá construíram fábricas próprias; e a West Coast deu início a parcerias com empresas locais, que estão produzindo suas marcas, segundo a Abicalçados, que não revelou o valor investido. Em dois anos, esses investimentos terão gerado 12 mil empregos no país vizinho, que já acusou diversas vezes o setor calçadista brasileiro de inundar seu mercado.

Até 30 de junho, o Brasil tinha uma cota de vendas de calçados à Argentina de 15 milhões de pares por ano. Um novo acordo, fechado há poucos dias, elevou esse limite para 16,55 milhões. A Argentina, por conta desses acordos restritivos, está em terceiro lugar na lista de maiores importadores do Brasil. Até agosto, foram vendidos ao parceiro de Mercosul 8,4 milhões de pares.

Na terça-feira passada, o ministro da Indústria da Argentina, Miguel Peirano, e a secretária da Indústria, Leila Nasser, receberam representantes das empresas brasileiras para discutir a adoção de medidas conjuntas para desenvolver suas indústrias.

Nenhum comentário: