"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

segunda-feira, julho 12, 2010

As regiões em litígio no mundo

Algumas regiões existentes no mundo são potencialmente propícias ao surgimento de conflitos políticos ou estratégicos entre as nações, e esses conflitos podem ocorrer por causa do controle dos recursos naturais nelas existentes, e ainda, por causa da disputa pelo domínio da região, tendo em vista também a importância comercial das rotas para tráfego mercantil.

As regiões marítimas estratégicas mais disputadas no mundo são o Golfo Pérsico; Golfo de Omã; Mar Negro; Mar Mediterrâneo; Estreito de Gibraltar; Estreito de Bósforo; Estreito de Dardanelos; Canal de Suez; Canal do Panamá; Mar Amarelo; Mar do Japão; Mar da China; Atlântico Norte; Canal da Mancha; Golfo do México; Mar do Caribe; Pacífico Norte; Foz do Rio da Prata; Golfo de Sião e Golfo de Acaba.

Dos territórios continentais, as regiões mais cobiçadas e estratégicas do mundo são: Oriente Médio; Manchúria; Leste Europeu; Península dos Bálcãs; Península da Indochina; Península Arábica; Cáucaso; Península da Anatólia; Península da Bretanha; Península da Normandia; Norte da África; Península do Sinai; Palestina e Amazônia.

A disputa por quaisquer dessas regiões, sejam elas marítimas ou continentais, pode gerar conflitos no futuro. Todas elas são regiões estratégicas, que requerem algum tipo de controle por parte das nações interessadas.


Leia mais]" class="imagefield imagefield-lightbox2 imagefield-lightbox2-imagens-mutirao imagefield-field_imagem imagecache imagecache-field_imagem imagecache-imagens-mutirao imagecache-field_imagem-imagens-mutirao lightbox-processed">

Nenhum comentário: