"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quinta-feira, novembro 08, 2012

Em referendo, Porto Rico decide se tornar Estado americano



Por alfeu
Do Opera Mundi

Atualmente, a ilha é um território dos EUA e os habitantes são americanos, mas estão proibidos de votar nas eleições
Com uma pequena diferença de votos, a maioria dos cidadãos de Porto Rico decidiu em referendo que deseja mudar os laços com os Estados Unidos e se tornar o 51º Estado norte-americano. Para que a decisão se consolide, o Congresso dos EUA em Washington ainda precisa aprovar a decisão.
Atualmente, a ilha caribenha é um território dos EUA e os habitantes são cidadãos norte-americanos, mas são proibidos de votar nas eleições presidenciais. Na Câmara dos Representantes, Porto Rico também possui poder limitado. A votação é a quarta do tipo nos últimos 45 anos na ilha, que decidiu manter o status nas votações anteriores.
Dividido em duas partes, o referendo questionava se a ilha deveria alterar a relação de 114 anos com os EUA. Quase 54% ou 922.374 pessoas preferiram mudar as condições da parceria, já 46% ou 786.749 cidadãos optaram por manter a situação vigente. A apuração atingia 96% dos 1.643 distritos nesta quarta-feira (07/11).
A segunda questão dizia respeito ao modelo de parceria com os EUA. A opção de aceitar a soberania ianque como mais um Estado foi a mais votada com 61% dos votos. A associação de soberania livre, que permite uma autonomia maior, recebeu 33% das indicações e a independência, apenas 5%.
O presidente Barack Obama já havia manifestado apoio ao referendo e comprometeu-se a respeitar a vontade das pessoas caso houvesse uma clara maioria. Por outro lado, não está claro se o Congresso dos EUA vai debater os resultados do referendo ou se Obama irá considerar que os votos finais indicam uma maioria claramente suficiente.

Nenhum comentário: