"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Instituto Humanitas Unisinos - 25/02/07

Fumicultores vão plantar eucalipto

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) assinará um convênio terça-feira com os oito municípios da região Centro-Serra - do vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Com o objetivo de diversificar a atividade fumageira e garantir mais renda aos produtores, o convênio terá um investimento de R$ 160 mil, dos quais R$ 43 mil serão investidos pela Afubra e o restante pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A notícia é do jornal Gazeta Mercantil, 23-02-2007.

A parceria será inserida no projeto de fomento florestal para agricultores familiares, vinculados ao Programa de Apoio à Diversificação Produtiva nas Áreas Cultivadas com Tabaco. Portanto, os recursos financeiros serão investidos para incentivar o florestamento de pequenas propriedades, produtoras de tabaco. Na área a ser trabalhada, os produtores vão plantar principalmente eucalipto destinado à fabricação de energia para o próprio consumo, à benfeitorias e comercialização, para fins industriais e construção civil.

O projeto vem na linha de diversificar a atividade (de fumo) e complementar a renda dos fumicultores", explicou o vice-presidente da Afubra, Heitor Petry, informando que o convênio será assinado durante a Expoagro Afubra 2007, que acontece às 9h da próxima terça-feira, 27, em Rincão del Rey, Rio Pardo.

Em cada município, serão escolhidas quatro propriedades onde serão realizadas atividades demonstrativas, para ensinar técnicas mais especializadas de plantio. "É um programa de orientação e assistências técnicas e de extensão rural", sublinha Petry. O retorno dos investimentos, diz, será obtido pela capacitação e estímulo dados aos produtores para desenvolver novas alternativas de renda e não dependerem única e exclusivamente da atividade fumageira. Segundo ele, o objetivo não é reduzir a área plantada de café na região. "Se isso ocorrer, será conseqüência", pondera.

Nenhum comentário: