"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

segunda-feira, julho 14, 2008

Fundo Opportunity perde quase R$ 1 bilhão em apenas 3 dias

Instituto Humanitas Unisinos - 11/07/08

O patrimônio dos fundos de investimentos do Opportunity encolheu quase R$ 1 bilhão desde a prisão de vários integrantes do comando do grupo, entre eles o sócio-fundador Daniel Dantas e seu principal executivo, Dório Ferman. A reportagem é de Mônica Ciarelli para o jornal O Estado de S.Paulo, 11-07-2008.

De acordo com explicações do diretor comercial do Opportunity, Fernando Rodrigues, esse montante, equivalente a 6,2% do patrimônio total, inclui os saques realizados desde a última terça-feira, quando ocorreram as prisões da Operação Satiagraha, realizada pela Polícia Federal; e também os resgates já agendados pelos cotistas para os próximos 90 dias.

"Queremos oferecer o máximo de transparência", disse Rodrigues, ao explicar ontem o rumo que a instituição decidiu adotar. "Estamos trabalhando para tranqüilizar os clientes."

O diretor comercial lembrou que esse tipo de atitude não constitui novidade na instituição. Essa foi a mesma política que adotou em 2004, em outro momento de turbulência, quando Dantas foi indiciado pela PF na chamada Operação Chacal - que investigou o esquema da suposta espionagem industrial que teria ocorrido durante a briga entre o Opportunity e a Telecom Italia pelo controle da Brasil Telecom (BrT).

A gestora de recursos do Opportunity ocupa atualmente a 15ª posição no ranking da Associação Nacional dos Bancos de Investimentos (Anbid). Desde terça-feira a instituição vem divulgando o percentual de resgates dos fundos e também a composição de sua carteira de investimentos.

Em 2004, no período de 90 dias que se seguiu ao anúncio do indiciamento de Dantas, as perdas dos fundos de investimentos do grupo atingiram entre 10% e 15% do seu patrimônio total. Essa situação, porém, acabou sendo revertida em nove meses, segundo Rodrigues. "Passamos a crescer e superamos as turbulências da época", afirmou o diretor. Ele destacou ainda que 80% do patrimônio dos fundos estão relacionados a clientes que investem no Opportunity há 15 anos.

"São pessoas que enriqueceram com a gente. Queremos mostrar que a performance continua a mesma", afirmou. Liberado ontem por um habeas-corpus do Supremo Tribunal Federal, o principal executivo da Opportunity Asset Management, Dório Ferman, volta hoje a comandar os fundos de investimento da instituição.

Nos últimos dias, para acalmar os seus clientes, o Opportunity indicou um nome de peso para substituir Ferman: o ex-diretor de Política Econômica do Banco Central Afonso Bevilacqua, que ingressou no grupo em agosto do ano passado. O executivo, que respondia pela gestão de recursos internacionais do grupo, passou a gerir também os fundos sob tutela de Ferman.

Nenhum comentário: