"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

terça-feira, novembro 04, 2008

ARTIGO DE FHC E RICARDO SÉRGIO: AUTOCRÍTICA TARDIA

Conversa Afiada - 03/11/2008 11:55



Ricardo Sérgio, aquele do “isso vai dar m...”. O FHC vai ter que perguntar ao Serra

O Conversa Afiada recebeu e-mail de um leitor que não tinha mais o que fazer no domingo e leu o artigo de Fernando Henrique Cardoso, o Farol de Alexandria, aquele que iluminava a Antiguidade e foi destruído num terremoto.

Acompanhe as reflexões do leitor amigo:

Neste domingo, (02 de novembro de 2008), "O Globo" trouxe um artigo de FHC -- "Eleições e Crise - Diante da gravidade, oposições e governo devem agir responsavelmente".

(Clique aqui para ler)

Pensei cá comigo: o dever de qualquer oposição ou de qualquer governo é agir de forma responsável. Isso quer dizer que o antigo Farol está se transformando numa espécie de conselheiro Acácio, profeta do óbvio.

Mas, a coisa deve ser mais complicada, porque, no Congresso, a oposição vota contra e tenta obstruir toda e qualquer iniciativa do governo para enfrentar a crise financeira internacional. Até as mais óbvias, aquelas que já foram adotadas pelos Estados Unidos e pela Europa.

Outra forma de encarar o artigo de FHC é que, talvez, ele contenha uma autocrítica tardia, afinal foi ele quem recebeu o telefonema de Ricardo Sérgio avisando que a privatização das teles estava sendo feita no limite da irresponsabilidade.
Talvez o Paulo Henrique Amorim possa esclarecer minhas dúvidas.


Em tempo: o Paulo Henrique Amorim informa que não pode esclarecer essa dúvida. Se bem conhece FHC, ele será capaz de dizer que nunca ouviu falar em Ricardo Sergio de Oliveira. E vai ter que consultar o Serra. Em matéria de dinheiro, o FHC sempre consulta o Serra ...

Em tempo 2: em nome da verdade histórica, quem recebeu o telefonema memorável, aquele do “isso vai dar m...”, foi o Luiz Carlos Mendonça de Barros, que o Farol teve que demitir, mas foi imediatamente contratado para ser colonista (*) da Folha (da Tarde**).

Nenhum comentário: