"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sexta-feira, novembro 16, 2007

Instituto Humanitas Unisinos - 15/11/07

Califórnia move ação contra Washington para reduzir emissões de CO2

No dia 8 de novembro, a Califórnia moveu uma ação contra o governo federal americano, para forçar Washington a decidir se o Estado da costa oeste tem o direito ou não de impor aos fabricantes de automóveis uma regulação estrita de emissões de gás poluente dos veículos. A reportagem é do Le Monde, 9-11-2007. A tradução é do Cepat.

Se a iniciativa der certo, a Califórnia será o primeiro Estado americano a tomar este tipo de medida restritiva, temida pelos fabricantes americanos. Cerca de 12 outros Estados poderão pisar no calcanhar dessas empresas se a Califórnia obtiver o sinal verde da lei federal.

Um porta-voz do procurador geral de um desses Estados, o de New Jersey, declara: “É hora de a EPA [a Agência federal para a proteção do ambiente] se decidir a agir ou de liberar o caminho”. A ação do Estado da Califórnia visa especificamente a EPA. Ela estava sendo aguardada desde que o governador republicano da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, havia anunciado na primavera sua intenção de mover a ação.

Desde dezembro de 2005, a Califórnia reclama uma emenda à lei federal sobre o ar próprio, a fim de ela incorpore um texto legal californiano instituindo uma regulação das emissões de gás de efeito estufa dos carros e dos caminhos ligeiros. Onze outros Estados adotaram disposições similares visando a lutar contra o aquecimento do clima, e cinco outros estão dispostos a fazer o mesmo.

Em sua ação de 16 páginas, o procurador geral da Califórnia explica: “Quanto mais retardarmos a redução das emissões [de gás de efeito estufa], tanto mais o impacto do aquecimento na Califórnia será caro e prejudicial”. Arnold Schwarzenegger afirma que uma modificação da lei federal é indispensável se a Califórnia quiser atingir seu objetivo de diminuir suas emissões anuais em 25% até 2020, objetivo inscrito na legislação californiana desde 2006.

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