"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Instituto Humanitas Unisinos - 14/02/07

'Brasil será um líder mundial de transgênicos’


O Brasil foi o país que mais avançou no mundo em área plantada com transgênicos em 2007. Foram 3,5 milhões de hectares acima do ano anterior, superando o crescimento na Índia, na China e nos Estados Unidos. A reportagem é do Valor, 14-02-2008.

Os dados foram apresentados ontem no relatório "Situação Global de Comercialização de lavouras geneticamente modificadas: 2007", elaborado pelo Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA, na sigla em inglês). "O Brasil foi o que mais cresceu e será um líder mundial de transgênicos", diz Clive James, presidente do conselho diretor do ISAAA.

Segundo ele, um dos fatores que contribui para esse cenário foi a aprovação pelo governo brasileiro, anteontem, do plantio comercial de duas variedades de milho, desenvolvidas pela Monsanto e Bayer CropSciente. "O Brasil é o terceiro produtor mundial de milho e essa aprovação será benéfica para o mercado externo e também para o interno".

Vale ressaltar, porém, que o país é o que desfruta de maior espaço para crescimento, devido à disponibilidade de terras, o que não ocorre em outros países. De um ano para o outro, o Brasil ampliou de 11,5 milhões de hectares para 15 milhões de hectares sua área com transgênicos. O carro-chefe continua sendo a soja, que representa 96,7% do total. O algodão responde pelos 500 mil hectares restantes. Atrás do Brasil seguem os EUA, com expansão de 3,1 milhões de hectares, e a India, com 2,4 milhões.

Globalmente, a área de transgênicos cresceu 12,3 milhões de hectares em 2007, alta de 12% frente ao ano anterior. Doze anos após o início da sua comercialização, 23 países adotam algum tipo de cultura geneticamente modificada - são elas soja, milho, arroz, algodão, alfafa, canola, mamão e abóbora.

Chile e Polônia entraram para a lista em 2007. "No caso do Chile, a produção de milho ainda é voltada à exportação. Mas o país está estudando o plantio para o mercado doméstico", afirmou James. Segundo ele, Burkina Fasso, Egito e, provavelmente, o Vietnã deverão aprovar este ano legislação favorável aos organismos geneticamente modificados. A Austrália, disse, realiza testes com uma variedade de trigo tolerante à seca, sendo que dois Estados do país teriam levantado a proibição à canola transgênica que vigorou por quatro anos.

Os EUA continuam na liderança em área plantada total - são 57,7 milhões de hectares, o equivalente a 50% de todas as lavouras transgênicas do mundo. "O aquecimento do mercado de etanol elevou em 40% a área dedicada ao milho transgênico no país", informa o estudo. O cereal é a base do biocombustível americano.

Na Europa, onda impera a resistência, apenas oito dos 27 países do bloco aderiram aos transgênicos. Mas o ISAAA diz não ver isso como problema. "Você se sentiria moralmente confortável em adiar um benefício, como uma nutrição melhor?", desconversa Clive. "Os países em desenvolvimento serão convencidos por necessidade. As pessoas afetadas é que tem responder isso".

Nenhum comentário: