"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Instituto Humanitas Unisinos - 15/02/07

Geólogo não descarta 'espionagem industrial'

O geólogo Giuseppe Bacoccolli, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-funcionário da Petrobras, não descarta a hipótese de ter ocorrido crime de espionagem industrial no caso do furto dos dados relevantes da estatal, que está sendo investigado pela Polícia Federal. “Esse tipo de espionagem é bastante comum no setor de petróleo, e agora que as reservas do Brasil começaram a ficar importantes, isso deve se popularizar por aqui também”, comentou. A reportagem é de Kelly Lima e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 15-02-2008.

Bacoccolli contou que fora do País é comum encontrar em revistas especializadas ofertas de dados geológicos não oficiais sobre áreas potenciais de petróleo. Esses relatórios custam no mercado entre US$ 100 mil e US$ 1 milhão. “Esses dados podem ter sido obtidos de maneira lícita ou ilícita. Como é que vai se saber?”

Mesmo no Brasil, o professor, que já trabalhou por 24 anos na Petrobrás, disse ter ocorrido outros casos semelhantes, mas em pequena escala. “Já houve caso de funcionário ser demitido por ter sido pego copiando dados para outra empresa”, relatou.

Para o geólogo, contudo, é pequena a possibilidade de o responsável pelo furto ter sido uma grande companhia de petróleo. “Dificilmente uma grande empresa se arriscaria por isso. Mais fácil ter sido uma dessas empresas especializadas em espionagem”, afirmou.

Especificamente sobre os dados relativos à camada pré-sal, o geólogo lembra que todos querem saber “a cara” dos reservatórios encontrados recentemente pela estatal. “A Petrobrás até agora deu muito pouco detalhe sobre o tipo de rocha, a porosidade, enfim, pouquíssimos dados sobre esse tipo de acumulação de hidrocarboneto abaixo da camada de sal.”

Com um relatório contendo maior detalhamento desses dados, explicou, qualquer empresa pode tentar identificar os mesmos sinais em outras regiões.

Um executivo de multinacional com larga experiência no mercado brasileiro lembrou que, mesmo que os dados tenham sido roubados para venda a outras empresas, a Petrobrás permanece com a concessão sobre as descobertas já feitas e, por isso, não há grande prejuízo.

Nenhum comentário: