"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sexta-feira, setembro 05, 2008

Sanções económicas russas começam pelas "coxas de Bush"

Darussia.blogspot.com - 25/08/08




A exclusão de 19 empresas norte-americanas da lista de empresas autorizadas a exportar carne de frango para a Rússia terá lugar no dia 01 de Setembro, lê-se num comunicado do Controlo Agrícola da Rússia hoje publicado.
Essa decisão foi anunciada ontem por Vladimir Putin, primeiro-ministro russo, numa entrevista ao canal televisivo CNN.
Putin sublinhou que essa decisão não está ligada à posição dos Estados Unidos face ao conflito entre a Geórgia e a Rússia, mas ao não cumprimento das normas sanitárias e veterinárias por parte das empresas norte-americanas.
O primeiro-ministro russo acrescentou que nessa lista poderão ser incluídas mais 29 empresas norte-americanas se elas não tiverem em conta os avisos das autoridades sanitárias de Moscovo.
Segundo o Controlo Agrário da Rússia, “em Julho e Agosto foi realizada uma inspecção conjunta russo-americana em aviários, que constatou que, numa série de casos, não são plenamente cumpridas as exigências apresentasas aos fornecedores que trabalham no mercado russo”.
Serguei Lissovski, vice-presidente do Comité Agrícola do Senado russo, considera que essa decisão de Moscovo não provocará o aumento de preços da carne de frango no mercado russo.
“Na Rússia há um excesso de carne da ordem das cerca de quatro mil toneladas e os importadores já tinham decidido, há um mês atrás, reduzir as compras em 180 mil toneladas”, declarou.
Além disso, o senador defende que a redução da importação irá “influir consideravelmente na qualidade no melhor sentido”.
“Na carne desses aviários, além de antibióticos e cloro, foi detectado arsénio, numa quantidade duas vezes superior ao nível autorizado na Rússia”, acrescentou.
Porém, Alexei Portanski, director do Bureau de Informação para a Adesão da Rússia à OMC, considera que a decisão do Governo russo pode provocar o aumento de preços da carne de frango no país.
“Por enquanto, não podemos satisfazer todos os níveis de preços. A Rússia produz frangos, de melhor qualidade que os importados, mas nem todos têm dinheiro para os comprar, falta carne de frango no segmento da carne barata”, explicou.
A carne de frango norte-americano começou a entrar na Rússia nos finais dos anos 80 na qualidade de ajuda humanitária. Como era vendida no mercado russo a baixo preço, gozava de tal procura entre as camadas mais desfavorecidas da população que foi baptizada de “coxas de Bush”, em honra de George Bush sénior, então Presidente dos Estados Unidos.Nos últimos anos, os produtores russos têm vindo a exigir a redução da importação de coxas norte-americanas, pois não conseguem concorrer ao nível de preços.
P.S. As pessoas que passaram por este país na fase final da URSS e anos 90 do séc. XX, sabem muito bem a importância fundamental que tiveram as "coxas de Bush" na alimentação dos mais necessitados. Era só descongelar, temperar e pôr a assar no forno. Sabia-se da sua qualidade duvidosa, tão baixo era o preço, mas não havia outro remédio em momentos de crise. Fui dos que as consumiu muitas vezes.

Nenhum comentário: