"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Instituto Humanitas Unisinos - 05/02/08

Esperma produzido pela mulher

Poderá ser o fim do homem. Mas não da mulher. Cientistas ingleses estão prontos para transformar o miolo da espinha feminina em esperma, deixando os homens de fora do processo de criação da vida humana. Já que as crianças nascidas de um esperma artificial assim obtido não teriam o cromossoma Y necessário para os homens, o procedimento permitiria de criar somente mulheres: como num romance de ficção científica, teoricamente, a terra poderia, um dia, ser povoada exclusivamente por mulheres. Mas, além de que os homens teriam que concordar com o seu desaparecimento e as mulheres teriam que aceitar não mais conceber filhos com os homens, a possibilidade científica está ainda longe de ser realizada, ou seja, pelo menos dez anos. A reportagem é do jornal Repubblica, 01-02-2008.

A grande mudança anunciada pela revista semanal britânica New Scientist, é obra dos pesquisadores da Universidade de Nescastle, cujo centro de pesquisas sobre células-tronco é dos mais avançados do planeta. Segundo escreve a revista, um dos cientistas do centro, Karim Navernia, apresentou um pedido às autoridades competentes da Inglaterra para realizar a experiência. Ele se diz pronto para iniciar a pesquisa em dois meses.

Mas há objeções de tipo médico: existe o temor, escreve a revista New Scientist que as crianças nascidas do esperma artificial sofram de graves problemas de saúde, como aconteceu, até agora, com os ratos do experimento de Newcastle.

Nenhum comentário: