"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

terça-feira, setembro 30, 2008

A crise se espraia pela Europa: Inglaterra nacionaliza Bradford & Bingley

Instituto Humanitas Unisinos - 29/09/08

O governo britânico vai nacionalizar o banco Bradford & Bingley. O Tesouro conduz negociações sobre o resgate do banco e informou ontem que as discussões continuam. Um comunicado completo será feito pelo ministro das Finanças, Alistair Darling, antes da abertura dos mercados hoje.

A notícia é do jornal O Estado de S. Paulo e El País, 29-09-2008.

O Santander vai comprar os depósitos e a rede de agências do Bradford, de acordo com o banco espanhol. A instituição assumirá cerca de 22 bilhões de libras (US$ 40,53 bilhões) em depósitos, correspondentes a 2,5 milhões de poupadores. O banco espanhol também vai adquirir 197 agências que o Bradford tem no país.

Criado em 1964, o Bradford se desenvolveu em um nicho lucrativo, oferecendo empréstimos para investidores e proprietários de terras que foram participantes ativos da expansão do mercado imobiliário local. O banco tem uma carteira de empréstimos de 50 bilhões de libras (US$ 92 bilhões), que será assumida pelo governo.

O executivo de um grande banco britânico afirmou que as grandes instituições não pediram ao governo nenhuma proposta desse tipo. Apesar de HSBC, Barclays e Royal Bank of Scotland terem sofrido com a crise de crédito, eles ainda não parecem estar numa situação financeira difícil.

Nenhum comentário: