"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quarta-feira, janeiro 31, 2007

Instituto Humanitas Unisinos - 31/01/07

EUA censura cientista que tratam da mudança climática

Cientistas dos EUA asseguram ter sido pressionados pelo governo George W. Bush para que mintam sobre os perigos do aquecimento globa. A denúncia é do presidente do Comitê de Supervisão e Reforma Governamental, Henry Waxman. Ele diz que há provas de que “o governo intentou deliberadamente enganar o público sobre a ameaça que pende sobre o planeta” por causa do efeito estufa. A notícia é do jornal Clarin, 31-1-2007.

Waxman, do partido democrata, e Tom Davis, o líder republicano na Comissão (que examina as interferências políticas do governo) pediram várias vezes ao governo a documentação sobre a política climática. O governo sempre se negou a responder ao pedido.

“Sabemos que a Casa Branca possui documentos que contêm provas de que funcionários governamentais tentaram enganar o público a injetar dúvidas na ciência do aquecimento global e minimizar o perigo potencial”, insistiu Waxman.

A denúncia surge a partir do testemunho de dois grupos de ativistas privados que asseguraram numa audiência pública legislativa que cientistas de sete organismos governamentais denunciaram terem recebido pressões políticas para diminuir a importância do perigo do aquecimento global.

Os grupos apresentaram uma pesquisa segunda a qual dois de cada cinco dos 279 especialistas em climatologia se queixaram de que alguns dos seus estudos foram editados de tal forma que o seu significado muda.

Quase a metade dos 279 cientistas disseram que várias vezes lhes foi dito pelo governo que eliminassem referências ao “aquecimento global” ou à “mudança climática” dos seus informes.

Nenhum comentário: