"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Como é o capitalismo visto pelo cinema?


O Instituto Humanitas Unisinos será o cenário de um debate sobre os primórdios do capitalismo no próximo dia 17 de março. A discussão será inspirada na exibição do filme Como era verde meu vale (How Green Was My Valley), de John Ford (EUA, 1941, Drama, 118 min) e o debate será conduzido pela Profa. Dra. Gláucia Angélica Campregher, da Unisinos.

A exibição da película abre o Ciclo de Cinema e Debate em Economia. O Capitalismo Visto pelo Cinema, promovido pelo IHU. Sem conformar qualquer ideologia prévia, o evento leva o participante, por meio de filmes, aos momentos mais importantes da formação e do desenvolvimento do capitalismo, mundial e brasileiro, desde sua origem até hoje. Os filmes foram escolhidos segundo a sua potencialidade para suscitar uma compreensão sistêmica e crítica da realidade. Dessa forma, visualizam-se, através do cinema, assuntos como o pré-capitalismo; o surgimento da ordem mercantil; a produção fabril; a concorrência, o mercado e o estado; o capitalismo financeirizado; a tentativa socialista; o fenômeno da alienação e o futuro do capitalismo, inclusive o brasileiro.

O que se quer é capacitar o participante a compreender alguns elementos centrais da formação e do desenvolvimento do capitalismo, tomando como base as interpretações geradas pelo cinema a esse respeito.

Outros filmes que serão debatidos, até o mês de novembro deste ano, sempre nas manhãs de sábado, são: Coração de cristal; Tempos modernos; Tucker - um homem e seu sonho; A fraude; Reds; Os idiotas; Brazil – o filme. Serão 8 encontros, totalizando 24 horas de evento. Inscreva-se e busque mais informações no site http://www.unisinos.br/_ihu/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=4267

Nenhum comentário: