"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

terça-feira, janeiro 30, 2007

Jornal de Brasília - 30/01/07

Ofensa à Bandeira revolta brasilienses

Raphael Bruno com agências

A comunidade brasileira nos Estados Unidos e a população brasiliense estão indignados com a atitude do apresentador de TV norte-americano Cristopher Antal, que urinou na Bandeira Brasileira, conforme matéria exibida no programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo.

"Isso é mais do que um incidente diplomático. É um mau presságio da intolerância de alguns norte-americanos para com os imigrantes brasileiros", observa o professor titular do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Argemiro Procópio. Ele considera que o caso do apresentador é grave e não deve ser menosprezado.

Respeito mútuo

"Me revolta muito. É uma falta de respeito. E me revolta a postura da emissora de TV também. Todo mundo apóia a liberdade de expressão, mas a liberdade de um acaba onde começa a do outro", queixa-se o músico suíço Marco Lopes, de 21 anos.

O desrespeito à bandeira do Brasil se deu quando Cristopher Antal, conhecido como “O Gambá”, arrancou uma bandeira do Brasil de um árvore, agrediu os brasileiros, jogou a bandeira no chão e, aparentemente, urinou sobre ela. A Associação Americano-Brasileira de Framingham – cidade próxima a Marlboro e Boston –, pediu que o canal parasse de exibir o programa. Mas a direção da emissora alegou que como a constituição americana protege o direito à livre expressão, o canal não pode censurar o programa.

Gambá, que também é lutador amador, tentou, em 2001, se eleger prefeito com um plataforma contra os imigrantes do Brasil.

Contradição

De acordo com o professor Argemiro Procópio, a dificuldade de alguns setores dos Estados Unidos de lidar com a questão da imigração é uma contradição histórica. "A sociedade norte-americana foi formada e constituída por imigrantes. Inclusive a riqueza americana foi resultado do trabalho de imigrantes", observa.

Argemiro diz que a imagem que os norte-americanos formaram dos brasileiros nos últimos anos contribui para a intolerância. "Os imigrantes brasileiros estão expostos ao crime. Os ilegais estão ligados a pequenas atividades criminosas. Hoje é grande o número de brasileiros em prisões norte-americanas. Em 2006, foram três aviões jumbos de brasileiros extraditados. Isso estigmatiza o brasileiro", diz.

O Ministério das Relações Exteriores informou que está ciente do ocorrido e que está pesquisando a situação, mas que pelo menos por enquanto não comentará o assunto.

Nenhum comentário: