"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quarta-feira, julho 15, 2009

O fantasma da inflação americana

Blog do Luis Nassif - 14/07/2009 - 12:26

Do Guia Financeiro

Preços ao produtor avançam 1,8% nos Estados Unidos

Resultado atinge maior patamar desde novembro de 2007

O índice de preços ao produtor nos Estados Unidos (PPI, na sigla em inglês) apresentou crescimento de 1,8% em junho, acompanhando o avanço de 0,2% apurado em maio e de 0,3% em abril, de acordo com dados divulgados pelo Departamento do Trabalho local. O resultado atingiu seu maior patamar desde novembro de 2007, puxado pelos preços de energia.

Sem considerar alimentos e energia, o indicador acelerou 0,5% no mês passado. Ao longo de junho, os preços dos alimentos subiram 1,1%, após recuar 1,6% um mês antes, enquanto os da energia subiram 6,6%, após acréscimo de 2,9%.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o forte crescimento nos preços ao produtor pode alimentar o temor dos investidores quanto a um novo aumento da inflação. Entretanto, economistas acreditam que este repique é temporário e não sinalizam o início de uma escalada de preços neste ano.

Muitos analistas esperam que o aumento nos preços de energia sejam de curta duração, e que o fraco desempenho da economia restrinja as empresas de repassarem o aumento dos preços aos consumidores.

O ganho de 0,6 ponto percentual ficou acima dos 0,4 pontos inicialmente esperados pelos analistas. Embora uma boa parte da força tenha se originado no aumento de preço da gasolina na bomba, também houve resistência em outras áreas, incluindo o melhor resultado nas concessionárias de automóveis desde janeiro

Nenhum comentário: