"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quarta-feira, setembro 24, 2008

Ensaios sobre a Venezuela

Blog do Luis Nassif - 23/09/08

Por Maria Isabel

Nassif,

Estou lendo o "Ensaios sobre a Venezuela: subdesenvolvimento com abundância de divisas. Primeiro livro de um conjunto a ser lançado pela Editora Contraponto a partir dos Arquivos de Celso Furtado como fruto do trabalho de Rosa Furtado, sua esposa, Este primeiro refere-se a um diagnóstico realizados por Furtado no qual faz uma avaliação, a partir do modelo de desenvolvimento da Venezuela, de economias baseadas na exportação de recursos naturais renováveis. Ano: 1956.

Em sua introdução Rosa Furtado contextualiza históricamente o "achado" deste estudo no arquivo e nos "contextualiza" no seu desenvolvimento e reflexões que nutrem Furtado a partir de suas notas e cartas pessoais durante e posterior a elaboração deste estudo desenvolvido no âmbito da CEPAL Um estudo que não foi publicado em sua época e que hoje é mais atual do que nunca em suas premissas para este Brasil Pré-Sal que se descortina: "

Abordei esses aspectos da realidade venezuelana (dinheiro do petróleo sustentando a ditadura da época) com muita cautela, dando enfase ao fato de que o país era mais dependente do petróleo, quando o objetivo a alcançar teria que ser o inverso" . Celso Furtado transcende ao seu tempo. Hoje estava presente, junto com Josué de Castro e o presidente Lula na ONU.

Nenhum comentário: