"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sexta-feira, setembro 26, 2008

Moscovo envia vaso de guerra para combater pirataria nas costas da Somália

darussia.blogspot.com - 26/09/08




A Rússia enviou o vaso de guarda-costeira Neustrachimii (Destemido) para as costas da Somália a fim de combater a pirataria e libertar o navio ucraniano Faina, que transportava tanques de guerra para o Quénia e ontem foi desviado por piratas somalis.
“O navio de guerra russo, sob o comando do capitão de mar e guerra Oleg Gurinov, saiu do porto principal da Armada do Báltico no dia 24 de Setembro com o objectivo de garantir a presença militar naval em vários oceanos”, anunciou Igor Digalo, porta-voz da Marinha da Rússia.
Digalo precisou que o Destemido irá proteger os navios mercantes russos junto das costas da Somália.
No início da semana, o almirante Vladimir Visotskii, comandante da Marinha de Guerra da Rússia, admitiu o envio de navios de guerra russos para combater a pirataria.
“Planeia-se realizar isso nos próximos. tempos. Porém, os navios russos não participarão em manobras internacionais, mas irão realizar essa tarefa separadamente”, declarou o almirante russo, citado pela Agência Interfax.
O navio guarda-costeiro faz parte da Armada do Báltico da Rússia desde 1993. Com um comprimento de 128,9 metros e 15,6 metros de largura e um calado de 3 590 toneladas, pode atingir 30 milhas por hora e transportar 210 marinheiros.
O Destemido está equipado com complexos de mísseis de combate a submarinos e aviões, metralhadoras de 100 mm e torpedos. O navio transporta também um helicóptero Ka-27.
Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, o navio ucraniano Faina, que navegava sob a bandeira de Belize, foi tomado de assalto por piratas somalis perto da costa do Quénia, para onde transportava 33 tanques T-72.
A tripulação do navio mercante era constituída por 21 homens, 17 dos quais ucranianos, três russos e um letão.

Nenhum comentário: