"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

segunda-feira, setembro 22, 2008

Morgan Stanley venderá até 20% de suas ações

BBC Brasil - 22/09/08

Morgan Stanley
Status do Morgan Stanley passa a ser de holding
O banco japonês Mitsubishi UFJ Financial Group, o maior em valor de mercado do Japão, disse que comprará parte do banco de investimentos americano Morgan Stanley.

A empresa disse que vai adquirir de 10% a 20% das ações do Morgan Stanley.

Ainda não foi definido quanto o banco japonês pagará pelas ações. Mais detalhes serão divulgados depois que o grupo completar a análise dos negócios do Morgan Stanley.

No domingo, o Federal Reserve (Fed, banco central americano) aceitou a proposta de transformar o status do Morgan Stanley e do Goldman Sachs, que agora passam a ser holdings.

A medida tem como objetivo ajudar os dois últimos bancos de investimentos independentes dos Estados Unidos a superar a atual crise financeira.

Com a mudança de status, as instituições poderão criar bancos comerciais, que poderão receber depósitos, contribuindo para levantar fundos, e receber a ajuda que será fornecida pelo pacote de resgate anunciado na sexta-feira pelo governo.

Mercados

Os mercados financeiros da Ásia fecharam em forte alta nesta segunda-feira, repercutindo o anúncio do plano de resgate do governo americano - já que devido ao fuso horário os mercados eles estavam fechados quando parte do pacote foi anunciado na sexta.

O índice Nikkei, do Japão, subiu 1,4%, fechando a 12.090,59 pontos. O índice Hang Seng, em Hong Kong, subiu 1,6%, fechando a 19.632,20 pontos.

Também na China, o índice da bolsa de Xangai disparou 7,8%, após notícias de que o governo chinês também vai agir diante da crise.

Na Europa, os mercados abriram em queda, chegaram a operar em alta, mas voltaram a cair. Segundo alguns analistas, o mercado ainda espera mais detalhes sobre o pacote americano.

No fechamento, o índice FTSE da bolsa de Londres ficou em -1,41%; em Paris, o CAC encerrou o dia em -2,34% e, em Frankfurt, o DAX ficou em -1,32%.

Por sua vez, o índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, chegou a cair mais de 200 pontos nesta segunda-feira, e outras bolsas americanas também operavam no negativo poucas horas após a abertura.

Status de bancos

Os mercados de todo o mundo tiveram fortes perdas no começo da semana passada, depois que um grande banco americano faliu e outras instituições revelaram que estavam em condições difíceis.

Para conter a crise, o governo americano comprou parte de uma grande seguradora e anunciou um pacote de auxílio a instituições financeiras com problemas e os mercados começaram a se recuperar no final da semana.

Nesta segunda-feira, dois grandes bancos de investimento que também estão com problemas – o Morgan Stanley e o Goldman Sachs – anunciaram que estão mudando de status legal para poderem receber depósitos de seus investidores.

A medida ajudaria os dois bancos a levantarem fundos e facilitaria o seu acesso a recursos do Federal Reserve, o banco central americano.

O Congresso americano agora discute o pacote de resgate do Tesouro dos Estados Unidos, que planeja criar um fundo especial para comprar dívidas podres de instituições financeiras.

Nenhum comentário: