"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sábado, dezembro 06, 2008

A compra de sentenças

Blog do Luis Nassif - 05/12/08

Da Folha

JUDICIÁRIO

STF EXCLUI ADVOGADOS DE INVESTIGAÇÃO SOBRE VAZAMENTOS NA PF

O Supremo Tribunal Federal decidiu ontem suspender as investigações sobre advogados suspeitos de vazar informações sigilosas da Operação Hurricane, deflagrada pela Polícia Federal em 2007 para prender uma suposta quadrilha especializada na compra de sentenças judiciais. A investigação sobre os advogados foi determinada pelo ministro Cezar Peluso, que não participou do julgamento do pedido impetrado pelo presidente da OAB, Cezar Britto.

Entre os investigados estava Nélio Machado, advogado de Daniel Dantas.

Comentário

Nélio Machado é advogado em uma ação em que seu cliente foi acusado de tentar subornar uma juíza e um delegado da Polícia federal; em que, não conseguindo seu intento, coordenou ações de assassinato de reputação; que é suspeito de subornar jornalistas, políticos. E toda ação de defesa foi pautada por desrespeito absoluto à ética e à verdade - a ponto de, valendo-se de sua condição de advogado, assacar calúnia contra adversários de Dantas na própria sessão do Supremo.

Creio que a opinião pública tem direito a saber mais detalhes sobre essa investigação, as causas dela e os motivos que levaram o Supremo a suspender.

Por Tomaz Braga

Nassif,

vi na TV a referida sessão do STF. Entendi como argumento central do relator, Marco Aurélio, que não se pode considerar a hipótese de os advogados terem vazado informações do inquérito sob sigilo para a imprensa, porque estariam atentando assim contra seus próprios clientes. Portanto ele determina que os advogados não podem nem mesmo serem considerados suspeitos.

Já o argumento central da Carmem Lúcia, ela disse isto claramente, se baseia na fé, que ela deposita na conduta dos mesmos advogados, conduta que ela conhece bem, por ter sido colega de trabalho deles por muito tempo. Ela determina que não pode haver suspeição.

Em suma: os advogados são parte da Justiça. Eles falaram isso lá, várias vezes, juízes e advogados. Como eles são Justiça, não se pode sequer levantar a suspeita de que atentem contra si próprios.

O jeito foi sair e tomar cerveja.

Nenhum comentário: