"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sexta-feira, dezembro 05, 2008

CONAR SUSPENDE "PROPAGANDA ENGANOSA" DO AMIANTO

Site do Azenha - Atualizado em 03 de dezembro de 2008 às 20:26 | Publicado em 03 de dezembro de 2008 às 20:17

por CONCEIÇÃO LEMES, especial para o Viomundo

O Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária – Conar -- suspendeu nessa terça-feira, 2 de dezembro, a campanha publicitária Amianto crisotila – a fibra que ajuda o Brasil a crescer. Veiculada há dois meses especialmente nas rádios Band News Fm e CBN, tem o patrocínio do Instituto Brasileiro do Crisotila, instituição que faz o lobby a favor do mineral cancerígeno. A denúncia contra os anúncios, publicada em no Viomundo, foi feita pela Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto.

“Existe notório abuso da liberdade de expressão comercial, em que o uso do amianto, que é argüido, pelo menos, como um grave risco, é apresentado como benemérita qualidade”, afirma o relator Pedro Kassab em seu despacho ao Conar. “Rememorado o Processo precedente, em que houve até pedido de anulação da decisão à Justiça, indeferido, vê-se que houve variações no presente processo mas, indiscutivelmente, sem alteração de sua substância, tornando cabível a medida liminar (sic).”

O processo precedente a que refere é de 2004. Na ocasião, a indústria do amianto lançou a campanha Amianto Crisotila Respeitando a Vida e fazendo o Brasil crescer. A Abrea denunciou-a também ao Conar. Na ocasião, o oncologista Sérgio Simon, de São Paulo, foi o relator e decidiu pela suspensão imediata da campanha. O Conar acatou.

Pedro Kassab é médico, foi presidente da Associação Médica Brasileira e da Associação Médica Mundial. É decano do Conselho de Ética do Conar, órgão ao qual está ligado desde a criação, em 1980, como representante de consumidores. O seu despacho tem sete páginas. A conclusão está abaixo.

image001.jpg

image002.gif






“VITÓRIA DE GENTE HONRADA”


“É o que esperávamos do Conar, já que se trata de propaganda enganosa”, afirma o advogado Alexandre Lindoso, que representa a Abrea nesta ação. “Ao anunciar que o amianto é inócuo e não traz danos à saúde, ela passa informações inverídicas, induzindo a população a erro. Portanto, fere os princípios éticos da publicidade.”

Uma prova disso é o anúncio número 8 da campanha com 12 spots de um minuto cada.

LOCUTOR: Dezenas de estudos nacionais e internacionais comprovam: Manuseado de forma correta o amianto Crisotila não causa mal à saúde. É o que diz o médico do trabalho Eduardo Ribeiro, responsável pelo acompanhamento da saúde dos trabalhadores da mineradora.

EDUARDO RIBEIRO: Ela utilizada de maneira correta não faz mal nenhum à saúde. Pessoas que começaram a trabalhar após a década de 80, não tem nenhum caso descrito de alguma doença relacionado ao amianto. São realizados raio-x de tórax, espirometria e exame clínico anualmente. Se a pessoa parou de trabalhar na empresa, ela pode voltar para fazer os exames (inaudível), ou seja, quando a pessoa quiser, mais de 10,20,30. Os trabalhadores que trabalham com amianto eles são bem conscientizados que acreditam no ideal naquilo que vêem naquilo que produzem, naquilo que fazem.

LOCUTOR: Como se vê o Brasil está no caminho certo na extração do amianto Crisotila. Amianto Crisotila, a fibra mineral que ajuda o Brasil a crescer.

É a segunda vez que Eduardo Andrade Ribeiro, ginecologista, obstetra e médico do trabalho da mineradora SAMA, do Grupo Eternit, aparece em propagandas suspensas pelo Conar. Em 2004, ele posou de estetoscópio e vestido de médico num informe publicitário veiculado em revistas de grande circulação no País.

“É um absurdo que um médico se preste a ser garoto-propaganda da fibra assassina, cancerígena”, observa a engenheira Fernanda Giannasi, auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, que acaba de denunciar o fato aos conselhos regionais de Medicina do Estado de São Paulo e de Goiás, já ele tem número de CRM inativo aqui (81.925) e ativo em Goiás (8.159). “No meu entender, essa conduta fere o Código de Ética Médica.”

“Essa propaganda é um insulto e escárnio à inteligência humana”, prossegue Fernanda Giannasi, que também coordena a Rede Virtual Cidadã pelo Banimento do Amianto na América Latina. “Esta vitória é mais do que justa e a atribuímos integralmente à luta de gente honrada, organizada na Abrea, que busca, sobretudo, o reconhecimento desta catástrofe sanitária no Brasil. ‘Gente de fibra’ (não de amianto, certamente!) que resiste a todo tipo de pressão e chantagem vindas do ainda fortíssimo lobby do amianto em nosso País.”

Nenhum comentário: