"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quarta-feira, março 12, 2008

Instituto Humanitas Unisinos - 12/03/08

Para conter crise, Fed libera mais US$ 200 bi e anima Bolsas

O Fed (Federal Reserve, o BC dos Estados Unidos), em ação conjunta com outros bancos centrais, anunciou mais uma série de medidas para injetar liquidez nos mercados financeiros e aliviar o aperto no crédito. A decisão animou as Bolsas, especialmente as norte-americanas, que tiveram a sua maior alta em mais de cinco anos. A notícia é do jornal Folha de S. Paulo, 12-03-2008.

O programa do BC americano prevê leilões semanais para instituições financeiras de até US$ 200 bilhões em títulos do Tesouro dos EUA, considerados os mais seguros do mundo, e aceitará como garantia até os arriscados títulos lastreados em hipotecas "subprime" (para pessoas com histórico ruim de pagamento), que são a origem da crise atual.

Pelo programa, os bancos poderão oferecer esses títulos arriscados, evitados pelos investidores, em troca de dinheiro ou de títulos do Tesouro americano, seguros e facilmente negociados. O prazo de vigência desses empréstimos será estendido para 28 dias -a duração até então era de algumas poucas horas. O primeiro leilão está marcado para o próximo dia 27.

Nenhum comentário: