"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quinta-feira, março 13, 2008

Instituto Humanitas Unisinos - 13/03/08

O Brasil cresceu, em 2007, 5,4%. O melhor ano em um quarto de século

O Brasil cresceu 5,4% em 2007 e fechou o ano com o PIB (Produto Interno Bruto) "rodando" acima de 6%. Uma série de fatores positivos continuam sustentando a atual fase de expansão, embora analistas e o próprio governo prevejam um crescimento menor neste ano. A notícia é dos principais jornais brasileiros, hoje, 13-03-2008.

O mercado interno está aquecido pelo forte aumento da massa salarial, e os investimentos produtivos batem recordes esperando uma demanda ainda maior no futuro. Para este ano, porém, a crise externa, principalmente nos EUA, deve reduzir o ritmo de crescimento.

Lula, feliz, comemora:

"Está cheio de analista econômico que dá palpite. Se a gente fosse aceitar palpite de todos que dão palpite, a gente iria embora, porque o Brasil iria acabar", disse o presidente, ao participar de evento para comemorar os quatro anos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

"Entretanto hoje, de forma muito gostosa, para quem acreditou, o nosso PIB não cresceu 4,1%, 4,2%, 3,9%, 4,5%, 4,7%, como todos avaliavam. Cresceu 5,4%, e [interrompido por aplausos], quando houver a revisão, vou falar de público aqui, vai ser mais do que 5,4%."

Ele atribuiu parte do crescimento à capacidade de consumo dos beneficiários do programa Bolsa Família.

"É importante lembrar para esses céticos [parte da elite, segundo ele] que uma parte do sucesso da economia brasileira, anunciado pelo IBGE hoje [ontem], do crescimento do PIB, está subordinada à questão do crescimento do mercado interno. Significa que os pobres estão comendo mais, os pobres estão vestindo mais."

Nenhum comentário: