"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quarta-feira, agosto 16, 2006

Atividades Recursos Naturais


1- (Pucpr-2003) Conforme observa-se no mapa a seguir, o Planalto Central está estrategicamente situado no que diz respeito à distribuição das águas fluviais brasileiras. Afinal, ele é o principal divisor de águas do país, contribuindo para a formação das principais bacias hidrográficas brasileiras. Os rios que partem das chapadas do Planalto Central e que seguem a direção das setas indicadas e enumeradas contribuem na formação e no abastecimento das seguintes bacias respectivamente:

a) 1 - Amazônica; 2 - do Nordeste; 3 - do São Francisco; 4 - do Sudeste-Sul
b) 1 - Amazônica ; 2 - do Tocantins-Araguaia; 3 - do São Francisco; 4 - Platina
c) 1 - do Nordeste; 2 - do Tocantins-Araguaia; 3 -do Leste; 4 - do Sudeste-Sul
d) 1 - Amazônica; 2 - do Nordeste; 3 - do Leste; 4 -do Sudeste-Sul
e) 1 - Amazônica; 2 - do Jaguaribe; 3 - do Tocantins-Araguaia; 4 - Platina


2- (FGV-2005) Assinale a alternativa que aponta, corretamente, uma dificuldade para o aproveitamento dos rios da Bacia Amazônica, no que se refere à geração de energia elétrica.

a) A baixa declividade ao longo de seus cursos, que, ao serem represados, causam grande impacto com o alagamento de grandes áreas florestadas.
b) A navegação, uma das principais formas de deslocamento na região amazônica, é limitada em represas utilizadas para geração de energia elétrica.
c) A economia da região amazônica, baseada no extrativismo mineral, vegetal, na pecuária extensiva e ainda a ausência de indústrias, não gera grande consumo de energia elétrica.
d) O clima Equatorial, predominante na região amazônica, apresenta uma estação seca no inverno, que reduz a vazão dos rios e inviabiliza a produção de energia elétrica.
e) As entidades ambientalistas internacionais argumentam que as termoelétricas, que utilizam carvão vegetal, causam menos impactos ambientais à Floresta Amazônica do que as hidroelétricas.

3-(Ufscar-2004) O setor petrolífero sofreu mudanças consideráveis desde a crise mundial do petróleo em 1973. Atualmente, o setor petrolífero brasileiro apresenta como característica:
a) diminuição da dependência de importação de petróleo bruto, apesar de ainda importarmos cerca de 50% do consumo do país.
b) maior volume de extração em terra do que em plataformas marítimas, com o início da produção na jazida de Urucu (AM).
c) menor custo para extração de petróleo na plataforma continental do que em poços terrestres, em função da tecnologia de prospecção em profundidade.
d) as principais áreas produtoras referem-se ao Sudeste e ao Nordeste, sendo que ao Rio de Janeiro cabe mais da metade do petróleo extraído no Brasil.
e) monopólio total do Estado na comercialização dos derivados de petróleo, diferentemente do que ocorre com outros setores energéticos brasileiros.

4- (Ufscar-2003) O Brasil desenvolveu tecnologia capaz de transformar a cana-de-açúcar em álcool combustível. Os veículos que utilizam esse combustível poluem menos do que aqueles que usam derivados de petróleo. Entretanto, a produção do álcool como combustível gerou problemas, dentre os quais se destacam:

a) a diminuição das pesquisas e da extração de gás natural e de petróleo.
b) o aumento da população que vive no campo, por causa da expansão da produção de cana.
c) o crescimento dos gastos, em dólares, com importação de maquinário agrícola.
d) a diversidade agrícola, já que o cultivo de cana vem associado ao de outros produtos.
e) a descarga incorreta do vinhoto, resíduo poluidor proveniente da produção do álcool.