"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quinta-feira, junho 28, 2012

Ayrton Senna Top Gear Tribute

Em dezembro de 2009 a revista inglesa Autosport publicou uma matéria onde fez uma eleição para a escolha do melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos. A revista consultou 217 pilotos que passaram pela categoria, e Ayrton Senna venceu tal votação.

Comentários


Na coluna Andante Mosso de Carta está o seguinte comentário: "A foto e o fato Severa e sincera, a deputada Luiza Erundina admitiu saber das conversações avançadas entre o PT e o PP,em São Paulo, ao aceitar ser vice na chapa de Haddad. Tinha ciência, então, da interlocução de Lula com Maluf, presidente do partido dele no estado. Maluf, de fato, é um prato terrivelmente indigesto. Erundina, no entanto, só reagiu após ver a foto da sagração dessa aliança nada santa. Daí vem uma pergunta: escondidinho pode?"
Bom, não sei até onde foi o comprometimento de Erundina, mas, conversações avançadas são somente isso, conversações avançadas. O ato da foto, corrobora a concretude do acordo, e nesse caso, Erundina poderia (não digo que estava) estar torcendo para que não o ocorresse de fato, e somente após essa condição tenha desistido da campanha. De qualquer forma saiu acima da politicagem comum e não aceitou tamanha aliança. 
O partideco a tempos se complica. Mesmo com Lula ainda no poder, algumas alianças feitas como a com Collor e Sarney foram e são bem complicadas. Agora essa aliança com o Maluf, que tem como uma de suas pérolas a frase: “Não se pode comprar deputados. Porque eles saem por aí contando e você se desmoraliza com o eleitorado”, deve ser uma união que renderá frutos interessantes, afinal de contas, se é uma aliança, os dois lados tem que ganhar algo, ou se pensa que Maluf dará o apoio somente porque o Haddad e o Lula pediram?
Somente a título de comparação deixo as duas imagens abaixo, que falam por si só. Uma da própria Carta, antes da aliança, outra do famoso encontro.




Trecho da Intervenção do Dr. Marinho e Pinto

Brilhante e mordaz intervenção do Dr. Marinho e Pinto por ocasião da Sessão Solene de Abertura do Ano Judicial.
Em poucos minutos o Dr. Marinho e Pinto exprimiu o sentimento e o pensamento de milhões de portugueses relativamente à conjuntura atual de seu país, atribuindo responsabilidades pela mesma. 
Convém lembrar que Portugal teve sob liderança do PS (partido socialista) e que durante esse período a educação muito sofreu, foram greves e paralisações de praticamente um ano (postei na época o que ocorria). Muito dessas informações retirei do blog aijesus.blogspot, que tinha no seu template uma imagem com o simbolo do PS cortado (como em uma placa de trânsito de proibido estacionar) e a frase: sou professor e não voto no PS.
As semelhanças com o Brasil são gritantes. Temos uma rede de corrupção que solapa o Estado, e as heranças infraestruturais da ditadura praticamente desapareceram nos anos da democracia civil. Se o PAC alavancar e as PPPs não tiverem o mesmo destino das portuguesas, quem sabe, daqui a alguns anos retomamos o nível de investimento estatal dos inescrupulosos e maléficos militares.

segunda-feira, junho 25, 2012

A Cunha

Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 22 de junho de 2012.

A Camões
(Manuel Bandeira)

Quando n'alma pesar de tua raça
A névoa da apagada e vil tristeza,
Busque ela sempre a glória que não passa,
Em teu poema de heroismo e de beleza.

Gênio purificado na desgraça,
Tu resumiste em ti toda a grandeza:
Poeta e soldado... Em ti brilhou sem jaça
O amor da grande pátria portuguesa.

E enquanto o fero canto ecoar na mente
Da estirpe que em perigos sublimados
Plantou a cruz em cada continente,

Não morrerá sem poetas nem soldados
A língua em que cantaste rudemente
As armas e os barões assinalados.

Volta e meia vejo-me “obrigado” a reproduzir pronunciamentos de alguns companheiros de farda. Afasto-me de minhas amazônicas pesquisas, de meus treinamentos e planejamento de minhas expedições para transcrever suas manifestações quando concordo plenamente com elas. Desta feita repercuto o artigo do Coronel Forrer Garcia escrito há alguns anos e que conserva-se totalmente atual.

O Cel Garcia foi contemporâneo no Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA). Desde cedo, a conduta impecável e a disciplina do caro amigo Garcia servia de exemplo para os mais jovens e enchia de esperança seus instrutores e professores que torciam para que ele atingisse, um dia, os mais altos postos de comando da Força Terrestre (FT). Infelizmente, um acidente de percurso na Escola de Comando e Estado Maior do Exército ceifou essas pretensões. Perdeu a FT mas, ganhou a sociedade um palestrante invulgar e um observador privilegiado.

Na engenharia usamos mais comumente o termo “solapa”. As barrancas atingidas pelos malévolos banzeiros vão progressivamente desmoronando. Recebi críticas contundentes de alguns amigos de farda quando condenei os ataques frontais dirigidos a nossos chefes militares. Acho que mesmo que não concorde totalmente com a política em vigor a disciplina deve ser mantida. Nosso amigo não está na trincheira mas, fora dela. A questão salarial que atinge a todos nós depende muito mais dos maquiavélicos articuladores do Ministério do Planejamento do que ao da Defesa e a estes, e tão somente a estes, devemos dirigir nossas baterias.

-  Sobre a Cunha e outras coisas...
Fonte: Coronel Refo Jorge Alberto Forrer Garcia, Tu AMAN, 1977.

Mesmo na Reserva Remunerada não consigo livrar-me das amarras da educação militar e continuo tratando a todos com muito respeito. Alguns superiores dispensam-me das formalidades, mas não quero, prefiro assim. Acho que é por isso que, quando algum assunto polêmico atinge as Forças Armadas, particularmente o Exército, aguardo sempre que um militar de patente superior à minha manifeste-se sobre o assunto. Só depois, exerço a minha prerrogativa de escrever sobre aquilo, tentando levar a minha participação aos debates. Minha lista é pequena, porém, algumas pessoas dela tem raio de ação muito maior. Assim, sei que o que eu escrever poderá ter boa difusão.

Muito usada desde a antiguidade, creio ser a “cunha” uma das primeiras ferramentas empregadas pelo homem.

A imagem que me vem à mente sobre uma cunha é a de uma peça de metal resistente usada pelos madeireiros quando querem derrubar árvores frondosas cujo diâmetro desafie a operacionalidade do machado.

Grosso modo, a cunha tem um perfil triangular e, a partir de seu lado mais delgado, vai-se a empurrando, à força e pacientemente, em direção ao cerne da árvore que se quer derrubar, de modo que esta se vai inclinando, até atingir um ponto de ruptura que leva o tronco ao solo.

Conforme a natureza da madeira de que seja constituído o tronco esse quebra-se rápido ou vai-se lascando longitudinalmente. Nesse caso, de uma forma tal que inviabiliza seu melhor aproveitamento futuro.

Mas o tronco cai.

É com essa imagem da cunha que vejo as seguidas investidas contra a coesão da Instituição Exército feitas por alguns vetores de comunicação social, pessoas com acesso a espaços na Imprensa e, até mesmo, por alguns militares, que involuntariamente colaboram com aqueles, na tarefa de dissociar o Exército que consideram “de ontem” do Exército que dizem ser o “de hoje”. Esse tipo de manifestação não é novo e, as mais recentes, eu as li associadas às questões sobre a busca de ossadas de guerrilheiros na região do Araguaia e, agora, com as discussões sobre a “revisão” unilateral da Lei de Anistia.

A Internet, que já foi comparada a uma praça pública para efeito de divulgação de opiniões, permitiu-me o acesso a coisas como as que transcrevo:

  de um suposto oficial do Exército da ativa, portanto, cometendo transgressão disciplinar, externando sua indignação por algumas pessoas terem-se manifestado contrárias ao emprego do Exército na mais recente operação de buscas no Araguaia, da qual ele participava ...

Concordo que este ponto da história deva ser sepultado, .... Ninguém está querendo endeusar ninguém, e todos sabem dos erros que foram cometidos no passado. Mas não julguem o presente Exército pelo passado Exército, pelos passados líderes, comandantes, chefes...”

  De um oficial da ativa, do posto de Tenente, ótimo profissional e prestes a fazer um curso de aperfeiçoamento...

já passei em dois concursos públicos, mas não fui chamado. Vou continuar fazendo, pois, numa dessas eu dou sorte e alguém me chama.”

Assim, o jovem oficial deixa clara a sua mínima vocação e uma preocupação em ser chamado para um emprego que lhe permita obter melhores vencimentos.

É a cunha, agindo sobre o que o Exército tem de mais valioso: os seus recursos humanos, expelindo da Força grandes talentos, e tornando “barnabés” os que ficam, proletarizando-os. Assim, surge o militar-massa (de manobra, é claro).

Sobre os casos veiculados pela Imprensa, deixo de citar outros por que sei que os senhores são muito bem informados. Destaco tão somente um, mais recente, em que uma jornalista, defendendo o ponto de vista a favor da revisão da Lei de Anistia, de modo a levar a julgamento algumas pessoas, não todas, entre elas só os militares, assim se referiu ao Exército:

“...o Exército de hoje não está disposto a contrariar a sociedade, deixando de permitir o julgamento de senhores septuagenários que cometeram aqueles atos quando os atuais militares não eram nem nascidos...”

Viu só? Isso é a cunha a que me referi.

Dentre as formas escolhidas para enfraquecer a nossa Instituição foi cravar nela uma cunha (será que posso escrever “nossa”? Ou a ferramenta já me atingiu?) e, como se diz militarmente, com paciência, ir “alargando a brecha”, até dissociar o Exército “de ontem” do Exército “de hoje”.

Na hipótese, somente na hipótese, de se tomar como realizável tal intento, a Instituição deixaria de ser permanente e poderíamos esperar para o futuro a substituição de nossos patronos, glórias e tradições. Porém, como se diz popularmente: “me poupem”.

Eu, se ainda estivesse em escola de formação, certamente preferiria estudar tiro das armas portáteis e progressão no terreno do que “ter noções de direitos humanos”, como se, só por ser militar, eu tivesse a mente de alguma forma pervertida, desmerecendo a educação familiar cristã que recebi na infância e adolescência.

Porém, quando dava por finalizado este exercício de verborragia, leio nas páginas de um jornal de circulação nacional, um senhor advogado opinando sobre como devem ser formados os militares brasileiros. Ora! Meu senhor! As Forças Armadas no mais das vezes sempre esteve com seu sistema de ensino léguas à frente do sistema de ensino nacional. Não me julgo nas melhores condições para lhe jogar na “cara” o quanto é avançado o ensino militar brasileiro, pois tenho companheiros especialistas no assunto. Mas adianto-lhe senhor advogado que quando estive numa das escolas do Exército havia mais civis realizando cursos ao longo de um ano do que militares propriamente. O que eles buscavam lá? A excelência no ensino Sr. advogado.

Por isso, por preguiça, patriotismo ou formação (na ordem que se queira) prefiro Caxias, Sampaio e Osório a Prestes, Lamarca e Osvaldão.

Prefiro relembrar as batalhas dos campos de Tuiuti, na Guerra da Tríplice Aliança, a pensar no episódio em que nos pusemos de joelhos aos pés do prolífico “ex-bispo”, presidente do Paraguai.

Prefiro ainda ouvir e cantar o Hino Nacional, corretamente tocado e dentro da lei, mesmo que pela mais “fulêra” das fanfarras, do que ouvir e não poder cantar aquele hino descaracterizado, na voz de belas cantoras “pop”, que, por comodidade, ou “em benefício do evento”, o cantam apenas em sua 1ª parte (quando o conseguem...).

Estava quase pronto o meu texto quando estourou a polêmica sobre os homossexuais nas Forças Armadas. Um oficial-general, do mais alto posto da carreira, sendo sabatinado no Congresso nacional para poder ser Ministro do Superior Tribunal Militar respondeu precisamente o que se pensa nas Forças. Tenho para mim que mais do que uma sabatina, foi um teste, para saber se “esse general” era do Exército “de ontem” ou do Exército “de hoje”. Esse é o motivo da grita nacional. Novamente os advogados insurgem-se contra uma instituição que tem princípios sólidos, pois sabe-se que há homossexuais e homossexuais. Alguém imagina a falecida Vera Verão (com todo o respeito que ela merecia pelo seu talento) ministrando uma sessão de ordem unida para soldados?

Sobre os dois sargentos que viviam uma união homossexual em Brasília/DF pouco se ouviu a respeito, mas ambos tinham até apartamento funcional a si regularmente distribuído. Viviam de bem com a Força. Aí então ... resolveram “dar na pinta”, julgando-se acima dos regulamentos militares. Deu no que deu.

Insisto que tudo isso é como a cunha a que fiz referência. A desafiá-la, está o material de que é feito o tronco a ser derrubado. Mas estão batendo nela. E forte... E repetidamente... E com oportunidade...

Certos setores da sociedade parecem não se lembrar de que a guerra não é democrática e – quando necessário - não se conseguirá transformar cordeiros em leões da noite para o dia. E alguns cordeiros quererão ser leões?

Por isso, em meio a tão aparente confusão, minhas palavras de ordem no momento são: “o povo se esclarecido e aos militares unido? Jamais serão vencidos!”.


-  Livro do Autor

O livro “Desafiando o Rio-Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na Associação dos Amigos do Casarão da Várzea (AACV) – Colégio Militar de Porto Alegre.

Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:
 
 



Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva
Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);
Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);
Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil - RS (AHIMTB - RS);
Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS);
Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.

domingo, junho 24, 2012

Sabedoria Indígena

recebido por e-mail – 23 jun 2012

Sem título

Sacolas de Plástico

recebido por e-mail – 23 jun 2012

Leda Nagle:

Me engana que eu gosto... Qual é a embalagem do açúcar que você compra?
Saco plástico. Onde vem o sal que você compra? Em saco plástico. E a  farinha de trigo, de mandioca, o fubá, o feijão, o arroz nosso de cada  dia? Todos embalados em sacos plásticos. Onde é que você coloca as frutas e os legumes que você compra no supermercado? Em sacos  plásticos. Onde vem os remédios que você compra nas farmácias? Em  sacolas plásticas. E, por acaso, esta profusão de sacos plásticos que  fazem parte do seu dia a dia não poluem o ambiente? Não destroem o  planeta? O único saco plástico que polui é a sacola plástica que você  recebe dos supermercados?
Aquelas mesmo que você recicla colocando seu lixo de casa. Aquelas  que, se for civilizado, você usa para apanhar e descartar as cacas do  seu cachorro. Aquelas mesmo que as grandes redes de supermercado querem parar de fornecer a você na hora das compras. E o que eles  dizem? Que elas são as responsáveis pela poluição do nosso planeta.
Por que só elas? Só o plástico com que elas são feitas poluem rios,  destroem as matas, tornam nosso mundo menos habitável? Mas porque só  elas? Quem disse? As grandes redes de supermercado. E quem ganha com isto? O planeta? Me engana que eu gosto. Além dos fabricantes de rolos  de sacos de lixo, que também são feitos de plástico, quem mais ganha  com a proibição das sacolas de plástico são as grandes redes de  supermercado que, a partir de agora, em cidades como São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, não terão mais despesa alguma com o  consumidor. Depois que ele pagar e muito bem os produtos que comprar o problema de levar os produtos para casa passa a ser só do consumidor.
Como você vai levar seus produtos para sua casa? Problema seu.  Até porque não são eles que vão entrar nos ônibus cheios, nos trens  lotados, no metrô entupido, nas barcas sobrecarregadas, levando uma  caixa de papelão. Uma mala sem alça. E ainda querem convencer você,  pessoa de boa fé, que está ajudando na reconstrução do planeta. Não é  meigo? Não. Acho cínico. E a parte deles? Bom, eles vendem a você  sacolas retornáveis. E sabe o que acontece dentro delas? Se você não  limpá-las, adequadamente, lavando com água e sabão, bactérias e fungos  crescem dentro delas. Sabia também que o correto seria usar uma sacola  para, outra para vegetais e outra para produtos de limpeza?
Sabia que elas não podem ser feitas de produto muito resistente, com muitas tramas? Porque as bactérias se entranham nos tecidos mais  fortes com mais facilidade. E então? Mais tranquilos? Vai dar  trabalho, ficará mais caro e você ainda acha mesmo que vai ajudar a   salvar o planeta? Já existem sacolas de material que se deteriora em  pouquissimo tempo, por que os supermercados não adotaram essa  alternativa? Por uma questão muito simples:  L U C R O, não interessa a eles salvar nenhum planeta, interessa  aumentar seus lucros e pegaram carona nessa mentira.