"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quarta-feira, maio 16, 2012

Destacamento Guarulhos Motivo de Orgulho, para o Brasil

Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 14 de maio de 2012.

Carta a El-Rei de Portugal, 1893

(Moniz Barreto)

Senhor, umas casas existem, no vosso reino onde homens vivem em comum, comendo do mesmo alimento, dormindo em leitos iguais. De manhã, a um toque de corneta, se levantam para obedecer. De noite, a outro toque de corneta, se deitam obedecendo. Da vontade fizeram renúncia como da vida. Seu nome é sacrifício. Por ofício desprezam a morte e o sofrimento físico. Seus pecados mesmo são generosos, facilmente esplêndidos. A beleza de suas ações é tão grande que os poetas não se cansam de a celebrar. Quando eles passam juntos, fazendo barulho, os corações mais cansados sentem estremecer alguma coisa dentro de si. A gente conhece-os por militares...

Li emocionado as notícias reportadas abaixo. Não era apenas o nome do meu querido Exército que estava sendo exaltado, mas, também porque o agente desta proeza tinha sido meu ex-Cadete. O Coronel de Engenharia Carlos Alberto Maciel Teixeira, desde os bancos acadêmicos, dera sobejas demonstrações de ser um líder nato e um profissional de raras qualidades profissionais. Fiquei muito contente, mas nenhum pouco surpreso, pois, o seu passado profissional o credenciava para cumprir mais esta missão com total sucesso. Parabéns meu caro e leal amigo.

A omissão da mídia amestrada mostra como esta ainda guarda contra os militares um ranço histórico. Enaltecer um fato relevante como este parece não fazer parte de sua pauta. Seria preconceito apenas ou estariam nossos redatores preocupados em não mostrar a competência e a honestidade dos militares a quem procuram sistematicamente atacar?

- Exército termina reforma de aeroporto e ainda devolve R$ 150 milhões que foi economizado na obra

Fonte: Fábio Barbosa - cofemac.com.br: Qui, 03 de Maio de 2012 00:00

Além de entregar a obra antes do prazo previsto, o Exército ainda devolver R$ 150 milhões proveniente da redução do custo da obra. Numa cerimônia fechada, o Exército entregou ontem à Infraero a obra de reforma da pista principal do Aeroporto de Guarulhos. Um trecho de 1060 m – de um total de 3.700 m – foi inteiramente reformado pelo Departamento de Engenharia do Exército, com apoio de empreiteiras privadas.

Em quatro meses de trabalho, em turnos que começavam às 6h e terminavam às 22h, inclusive aos sábados, a pista foi recuperada dentro do prazo (com quatro dias de antecedência) e a um custo 30% inferior ao previsto. Segundo o coronel Carlos Alberto Teixeira, comandante do “Destacamento Guarulhos”, que reúne 137 militares, a pista estará em condições de uso a partir de domingo. (...)

Num rápido discurso, o coronel Teixeira emocionou-se ao falar do “desafio” que representou para o Exército entregar a obra dentro do prazo. Ele destacou “o excelente entrosamento” entre civis, militares e empresas.

A obra consistiu na construção de duas pistas secundárias de saída rápida, reasfaltamento de 1.060 m, iluminação, sinalização e grooving (ranhuras para facilitar a frenagem). Os demais 2.640 m passarão pela mesma reforma, em datas não fixadas.

Comissão da Verdade Paralela Interclubes

Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 16 de maio de 2012.

Essas comissões, quando são criadas oficialmente, pretendem rever condutas de agentes públicos. E é isso o que fundamentalmente nós vamos rever: condutas de agentes públicos. (Rosa Cardoso)

O Presidente do Clube Naval, Almirante Ricardo Veiga Cabral, preocupado em “blindar” os militares convidados a depor na Comissão Nacional da Verdade (CNV) e a preparar para um contra-ataque a eventuais críticas às Forças Armadas, criou a “Comissão da Verdade Paralela” e um grupo jurídico para assessorá-la. A intenção é analisar os debates na CNV e oferecer orientação e acompanhamento jurídico aos depoentes. A iniciativa do Clube Naval provavelmente será seguida pelo Clube Militar e o pelo Clube da Aeronáutica, que tem sido porta-vozes diretos dos militares da reserva e da ativa, que são impedidos de se pronunciar em obediência aos Regulamentos Disciplinares. Parabéns ao Clube Naval pela iniciativa.

Esta Comissão da “Meia Verdade” que pretende rever a conduta exclusivamente de agentes públicos deixando de lado as ações daqueles que assassinaram, mutilaram e roubaram inocentes é uma piada de mau gosto e atende aos anseios dos verdadeiros inimigos externos do Brasil. A Oligarquia Financeira Transnacional lançou sementes em terra fértil provocando a cizânia e os alienados da esquerda festiva seduzidos pela sedutora cantilena da “justiça” foram cooptados justamente por aqueles a quem condenam.

- Comandantes Militares já agem nos bastidores para esvaziar Comissão da Verdade Paralela Interclubes

Fonte: Jorge Serrão, Edição do Alerta, terça-feira, 15 de maio de 2012.

Começam a brotar na lama as verdadeiras e maléficas intenções por trás da inútil e inoportuna Comissão da Verdade. Passando por cima da própria lei que instituiu a CV – que pretenderia esclarecer violações dos direitos humanos entre 1946 e 1985, sem privilegiar o lado ideológico da história que cometeu tal abuso -, a advogada que defendeu a ex-guerrilheira e hoje Presidenta Dilma Rousseff, nos tempos da “dita-dura”, Rosa Maria Cardoso da Cunha agora avisa que a Comissão não vai apurar os crimes cometidos por militantes de esquerda.

Só um membro da CV, o ex-ministro da Justiça, José Carlos Dias, defende a apuração de ambos os lados: agentes do Estado e militantes da luta armada que queria implantar o comunismo/socialismo no Brasil. Os demais membros, mesmo não falando publicamente, apóiam as intenções do governo. Além da CV, ignorando completamente o pleno vigor da Lei de Anistia de 1979, membros de esquerda no Ministério Público atuam, em conjunto, para mandar abrir investigações sobre violações de direitos humanos cometidas durante os governos dos generais-presidentes.

Já tendo certeza do caráter revanchista da CV, os militares já contra-atacam. O presidente do Clube Naval, Almirante Ricardo Veiga Cabral, criou uma “comissão paralela da verdade” e montou um grupo jurídico para assessorá-la. Tudo indica que o Clube Militar e o Clube da Aeronáutica devem encampar a mesma iniciativa. Tanto que já foi agendada para quinta-feira (um dia depois da posse dos 7 membros da CV no Palácio do Planalto) uma reunião interclubes, no Rio de Janeiro.

Os comandantes do Exército, Marinha e FAB já agem, nos bastidores, para desaconselhar que tal encontro aconteça. Mas o evento tem apoio, direto, dos militares na reserva e, discreto, dos oficiais na ativa. Como são impedidos de qualquer manifestação pública, por força dos regulamentos militares, apostam nas iniciativas dos Clubes Militares para falar sobre a CV e também para cobrar reequipamento e reajustes salariais para as Forças Armadas.

Criador da CV Paralela, o Almirante Veiga Cabral teme que a Comissão da Verdade seja “apenas uma estratégia, um primeiro passo, para, depois, tentarem revogar a Lei da Anistia, que está em vigor e foi ratificada pelo Supremo Tribunal Federal”. Diplomaticamente, o Almirante defende que a Comissão Paralela poderá “evoluir para um diálogo com a Comissão da Verdade, ou pelo menos com alguns integrantes dela, para ouvirem nossas justificativas”.

A posse dos membros da CV será tão pomposa, na quarta-feira, que contará com as ilustres presenças dos Ex-presidentes da República José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique e, claro, do Doutor Lula da Silva. Talvez, quem sabe, Itamar Franco, compareça, em espírito... Seaparecer por lá, deve ir acompanhado de Celso Daniel, o ex-prefeito petista de Santo André, que foi sequestrado, seviciado, torturado e brutalmente assassinado em plena Ditadura do Governo do Crime Organizado.

- A verdade é uma só

A tal Comissão da Verdade é inútil e só tem propósito revanchista. A intenção em manter alarmadas as Forças Armadas atende a um objetivo dos verdadeiros inimigos externos do Brasil. Os membros da Oligarquia Financeira Transnacional investem nos agentes conscientes ideológicos para impedir que os guardiões constitucionais da soberania do Brasil tenham condições de cumprir seu papel.

Enquanto se perde tempo com as CVs da vida, não construímos um Projeto Nacional soberano para o Brasil... Na Verdade, sem necessidade de Comissão ou “Começões”, precisamos olhar para frente e não repetir os mesmos erros de um passado de um Brasil que ainda não conseguiu ser uma Democracia de Verdade.

- Livro

O livro “Desafiando o Rio-Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na AACV – Colégio Militar de Porto Alegre. Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:

http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false.

 

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);

Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);

Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.

Blog: http://www.desafiandooriomar.blogspot.com

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br

E-mail: hiramrs@terra.com.br

Modelo das Nações Unidas do CMPA

Os Modelos de Organizações Multilaterais - também conhecidos como simulações da ONU - são conferências realizadas com o objetivo de simular o ambiente de negociação e de tomada de decisão de organismos multilaterais. Durante a simulação, estudantes se tornam diplomatas de países membros da organização e simulam os procedimentos de negociação internacional procurando solucionar conflitos e estabelecer cooperação. 
A aluna Anna Luiza do 3º Ano do CMPA é neste ano a Secretária Geral do II Mundo CMPA. Abaixo está a carta de abertura do site criado pelos alunos para hospedar o II Mundo CMPA.


C A R T A   D A   S E C R E T Á R I A - G E R A L

            É com muita satisfação e alegria que apresento e convido a todos para a Segunda Edição da Simulação das Nações Unidas do Colégio Militar de Porto Alegre. A II MundoCMPA ocorrerá de 1 a 3 de junho, nas dependências de nossa escola, em frente ao parque Farroupilha, no coração de Porto Alegre.

            A criação da primeira simulação da ONU no Rio Grande do Sul para alunos do Ensino Médio deve-se ao pioneirismo e ao espírito de dedicação acadêmica de um grupo de alunos do CMPA, formados no ano de 2011. Esses nossos colegas  dedicaram-se profundamente à organização da primeira edição da MundoCMPA e continuando seu trabalho, a STAFF atual tem esforçado-se para promover a todos os delegados uma experiência única e transformadora.
 
            Modelos das Nações Unidas são eventos que permitem aos alunos debater, no papel de delegados, temas de importância global que são ou já foram discutidos em âmbito internacional pelos representantes reais dos países.  Além disso, eles propiciam ao delegado a experiência de defender a política externa da nação por ele representada, que por vezes não condiz com o seu ponto de vista individual, proporcionando um choque de realidades e opiniões que expande as perspectivas de todos ao que participam da simulação.
 
            Como uma grande novidade, no ano de 2012, participarão do II MundoCMPA delegações dos Colégios Militares de Belo Horizonte, Santa Maria, Brasília e Rio de Janeiro, além dos porto alegrenses João Paulo I, Leonardo Da Vinci Alfa e Panamerican. A expansão do nosso modelo vem acompanhada da vontade do CMPA de compartilhar com excelentes colégios estes três dias de conferência que serão de confraternização entre delegações e crescimento acadêmico individual.
 
            Espero que - como eu, todos os alunos da STAFF, do Clube de Relações Internacionais (CRI) e nossos colaboradores do Projeto UFRGSMUN - todos se sintam animados e interessados em participar da com tanto carinho preparada II MundoCMPA. Até primeiro de junho, aguardo sua presença.

Anna Luiza Dal Molin,
Secretária-Geral do II MUNDOCMPA

segunda-feira, maio 14, 2012

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A COPA 2014...

recebido por e-mail - 12 de maio 2012



Faltam 02 anos,
12 estádios,
1 seleção,
1 técnico,
30 hotéis,
14 aeroportos,
120.000 km de rodovias,
2.000 km de metrô,
6 trens-bala,
115 favelas pacificadas,
33.000 soldados preparados,
2.000 restaurantes e
150.000 motoristas de taxi falando inglês.

Sejamos otimistas, falta pouco!

É claro não faltam, nem faltarão, bolsos cheios de dinheiro com o superfaturamento das obras, com obras sem interesse público, com a comissão (5, 10 ou 15%) para agilização e contato com o Governo.