"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quarta-feira, maio 14, 2014

Síria, 2014: “O Irã e o presidente Assad venceram a guerra”


Data de publicação em Tlaxcala: 14/05/2014



Simon Tisdall


Traduzido por Coletivo de tradutores Vila Vudu

Muitos já dizem que a estratégia ocidental na Síria encorajou radicais e saiu-lhe pela culatra, fazendo aumentar a ameaça contra a segurança da Europa, agora que os jihadistas começam a fugir da Síria para seus países de origem. Altos funcionários iranianos dizem que “Os norte-americanos só falavam de substituir Assad, mas… por quem? A única coisa que conseguiram foi encorajar grupos radicais, e tornar as fronteiras muito menos seguras.”

O Irã e o presidente Bashar al-Assad, íntimo aliado dos iranianos venceram a guerra na Síria, e a campanha orquestrada pelos EUA em apoio à tentativa da oposição para derrubar o regime sírio fracassou completamente – disseram ao Guardian vários altos funcionários iranianos.

Em séries de entrevistas em Teerã, altos funcionários, dos que modelam a política externa iraniana, dizem que a estratégica do ocidente na Síria pouco fez além de estimular radicais, gerar e alimentar o caos e, feitas as contas certas, saiu-lhes pela culatra, agora que as forças do governo sírio, comandandas pelo presidente Assad, já assumem total controle da situação em campo.

“Vencemos na Síria” – disse Alaeddin Borujerdi, presidente da comissão de política externa e segurança nacional do Parlamento do Irã, e elemento muito influente dentro do governo. “O regime permanecerá. Os norte-americanos perderam tudo.”



O terrorismo perpetrado pelos grupos jihadistas ligados à al-Qaida e indivíduos armados financiados por países sunitas muçulmanos árabes são agora a principal ameaça que o povo sírio enfrenta, disse Borujerdi. Muitos combatentes estrangeiros, que viajaram para a Síria, da Grã-Bretanha e outros países europeus, logo voltarão para casa. “Nos preocupa agora a segurança futura da Europa” – Borujerdi continuou.

Amir Mohebbian, estrategista conservador e conselheiro do presidente disse que “foi fácil para nós vencermos o jogo na Síria. Os EUA absolutamente não entendem a Síria. Queriam substituir Assad mas… nem perceberam que não havia alternativa para eles. Só conseguiram encorajar grupos radicais e tornar as fronteiras ainda menos seguras. “Aceitamos que é preciso mudar, na Síria – mas gradualmente. Se não for assim, será o caos.”

O Irã muçulmano xiita é o mais poderoso apoiador regional de Assad, e sabe-se que investiu bilhões de dólares para promover o governo de Assad desde os primeiros movimentos de oposição, em março de 2011. Ao lado da Rússia, principal fornecedora de armas para o regime sírio, o Irã salvou Assad contra todas as tentativas de golpe com ‘mudança de regime’ que o ocidente organizou contra ele.

Analistas ocidentais dizem que o Irã está engajado numa luta regional por poder, ou guerra à distância, que vai bem além da Síria, contra os estados árabes sunitas do Golfo, principalmente aArábia saudita. Portanto, Teerã teria agora óbvio interesse em proclamar a vitória do regime sírio alawita, que luta contra muitos rebeldes sunitas. Mas funcionários iranianos e especialistas regionais negam que essa seja a motivação principal.

Majid Takht-Ravanchi, vice-ministro de Relações Exteriores do Irã,[1] disse que a prioridade é aceitar que o golpe falhou e restaurar a estabilidade na Síria, antes das eleições presidenciais previstas para o próximo mês. “O extremismo e a desordem na Síria têm de ser enfrentados com seriedade pela comunidade internacional. Os países que estão fornecendo terroristas e forças extremistas têm de parar de alimentar o terror e os terroristas” – disse Takht-Ravanchi.

“O Irã tem boas relações com o governo sírio, o que não implica que nos ouçam sempre” – ele continuou. E negou que o Irã tenha fornecido armas e combatentes das unidades dos Guardas Revolucionários, para ajudar a derrotar os terroristas sunitas, como disseram agências ocidentais de inteligência.[2] “O Irã tem presença diplomática ali. Nada há de estranho ou de diferente, nisso. Não precisamos armar o governo sírio” – disse ele.

Apesar de sua influência com Damasco e o Hezbollah,[3] a milícia libanesa xiita que luta ao lado das forças do governo sírio, o Irã foi sempre excluído das conversações internacionais para forjar um acordo de paz, por causa de objeções dos EUA e da Grã-Bretanha, que alegam que Teerã não reconhece a importância de Assad deixar o governo.[4]

Mas depois da semana passada, quando os rebeldes mantidos e armados pelo ocidente e pelos países do Golfo afinal se retiraram derrotados, da estratégica cidade de Homs [5] – a capital da revolução síria –, alguns políticos e comentaristas ocidentais também já concluíram que Assad venceu.[6]

Os EUA e estados árabes do Golfo seus aliados forneceram dinheiro, equipamento e armas aos terroristas ativos na Síria. Ano passado, o presidente dos EUA Barack Obama aproximou-se muito perigosamente de lançar mísseis de ataque contra o governo de Assad, sob o falso pretexto de que o exército sírio teria usado armas químicas. Mas o ataque não se consumou, e a decisão de Obama, de retroceder, foi interpretada em Teerã e em Damasco, como sinal de que os EUA já não estariam muito ativamente empenhados em continuar a tentar vencer aquela guerra.

“Entendo que os norte-americanos cometeram erro enorme na Síria e acho que sabem disso, embora jamais o admitam” – disse Mohammad Marandi, professor universitário em Teerã. “Se tivessem aceitado o Plano Annam, em 2012, que teria mantido Assad no governo, com um cessar-fogo respeitado por todos e eleições monitoradas pela comunidade internacional[7] teriamos evitado tudo isso.”

“O Irã sempre acreditou profunda e sinceramente que não teríamos outra possibilidade, se não a de garantirmos total apoio ao governo de Assad. Qualquer outra via teria resultado no colapso da Síria, e o país teria sido perdido para os terroristas” – disse o professor Marandi. Calcula-se que mais de 150 mil pessoas tenham perdido a vida no conflito sírio, e pelo menos 9 milhões perderam as casas e locais de moradia.


Notas

[1]http://www.theguardian.com/world/2014/may/06/iran-nuclear-deal-threat-negotiators-rouhani

[2]http://www.reuters.com/article/2014/02/21/us-syria-crisis-iran-idUSBREA1K09U20140221

[3]http://www.theguardian.com/world/hezbollah

[4]http://www.npr.org/blogs/thetwo-way/2014/01/19/264029707/united-nations-invites-iran-to-syrian-peace-negotiations

[5]http://www.bbc.com/news/world-middle-east-27323736

[6]http://www.washingtonpost.com/world/middle_east/on-third-anniversary-of-syrian-rebellion-assad-is-steadily-winning-the-war/2014/03/14/f189649a-bd1a-4c9e-9060-755984ea92c8_story.html

[7]http://www.aljazeera.com/news/middleeast/2012/03/2012327153111767387.html

Yémen: l’armée engagée dans des combats sanglants avec al-Qaïda


par 

mediaUn soldat sur la tourelle de son véhicule, à un checkpoint dans la capitale yéménite.
L’armée yéménite poursuit son offensive contre al-Qaïda. Ce mercredi 14 mai, dix soldats et 13 terroristes ont été tués. Appuyées par l’aviation, les troupes au sol de l’armée yéménite tentent de freiner l’avancée des terroristes. Principale difficulté : les affrontements se déroulent dans des zones peuplées.
Dans sa version officielle, Sanaa affirme avoir la situation en main. L’armée yéménite, lancée dans une offensive contre al-Qaïda depuis fin avril, parviendrait à repousser les attaques terroristes. Mais dans les faits, cette opération militaire coûte cher en vies humaines. Chaque jour, une dizaine de soldats tombent sous les balles ennemies.
Dans les villes, les villages, sur les routes, les attaques d’al-Qaïda se multiplient. Assaut, embuscades, l’insurrection armée n’épargne personne : même de hauts responsables sont visés. Ce mercredi, un général de l’armée yéménite a été tué. La semaine dernière, le ministre de la Défense qui supervise l’offensive contre al-Qaïda a échappé à des tirs dans le sud du pays.
Cette opération militaire vise à déloger les extrémistes d’al-Qaïda de leurs bastions. Mais même avec l’appui de l’aviation, les troupes au sol peinent à gagner du terrain. Les combattants du réseau terroriste se sont réfugiés dans les montagnes ou tentent de regagner, selon le ministère de l'Intérieur, le centre et l'est du pays.