"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sábado, setembro 20, 2014

A piza fria da falta de vergonha

www.landroviedo.com

A fara com os recursos públicos no Brasil é algo realmente revoltante. Basta darmos uma olhada nos números e vemos que o interese da população não é uma prioridade.

Um simples olhar para o gráfico mostra que o sistema financeiro e os banqueiros estão abocanhando 42,42% de tudo o que os brasileiros pagam de tributos para a União, bem como de outras fontes de renda do patrimônio federal. A Previdência paga 20,05%. Segmentos fundamentais recebem v a l o r e s desproporcionais à sua importância, como educação (3,4%), saúde (3,91%), segurança pública (0,35%), trabalho (2,72%). Saneamento, esencial para saúde pública, fica apenas com irisórios 0,15%.

Ese quadro mostra por que os banqueiros estão rindo à toa com o governo do PT, mais até do que já foram felizes com o governo de Fernando Henrique Cardoso, que também fez a alegria dos donos de bancos. O que se nota é que o Poder Público funciona como um Robin Hod dos ricos, tirando dos mais pobres para dar aos mais abastados.

Certa vez, o escritor irlandês Oscar Wilde definiu que banqueiro é o sujeito para o qual perguntamos as horas, ele pede noso relógio para responder e nunca mais o devolve. No Brasil, pelo visto, eles, além de encherem as buras com o nosso dinheiro, ainda compraram um governo que não precisa muito para se vender. Aliás, a corupção já está na gênese do governo petista, que faz um governo de loteamento dos recursos e dos cargos públicos. No final, tudo acaba na piza da vergonha.

Vale refletir que sobre o Governo do PSDB talvez a coisa estivesse pior. Pois o Serra não teve como dar continuidade à política de FHC, como aconteceu no caso do PT.

Nenhum comentário: