"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quinta-feira, novembro 09, 2006

Zero Hora

Inimigos fictícios se defrontam em treino de guerra
Operação Pampa une tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica
RODRIGO SANTOS

Militares brasileiros fazem até terça-feira o maior exercício combinado de Forças Armadas na América Latina. A Operação Pampa 2006 une tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, que simulam uma guerra para treinar nos três Estados do Sul.
Ontem, em Rio Grande, foi concluída a fase inicial da operação, quando os navios da Marinha transportaram tropas e equipamentos do Exército, antes concentrados na cidade de São Francisco do Sul (SC). Oito navios da esquadra se integraram ao exercício.
Dois deles - o navio de transporte de tropas Ary Parreiras e o navio de desembarque Ceará - foram a atração do dia, atracando no cais do Porto Novo pela manhã. As outras seis embarcações - as fragatas Constituição, Independência, Defensora e Rademaker, o navio-tanque Marajó e a corveta Inhaúma - ficaram fora da Barra de Rio Grande.
Outras atividades da Operação Pampa ocorrem simultaneamente em Canoas e em Rosário do Sul, reunindo um efetivo de quase 10 mil militares no Rio Grande do Sul. Paralelamente, o exercício é realizado em Santa Catarina e no Paraná.
Os mais de 550 militares da Aeronáutica, por exemplo, ingressaram ontem na fase decisiva da operação. No Rio Grande do Sul, 23 aeronaves riscaram os céus em manobras de ataque e defesa. A maior parte dos vôos partiu da Base Aérea de Canoas, que centraliza o planejamento da guerra simulada entre o País Azul e o País Vermelho, inimigos fictícios que se defrontam em terra, mar e ar.

Uma das missões era transferir combustível
O dia de temperatura amena e sem chuva favoreceu as operações. Jatos Tiger F-5 e AMX-A1 travaram duelos virtuais, ciceroneados por aviões-radar R-99A, que monitoram vôos num espaço de até 400 quilômetros. Essas aeronaves são capacitadas até para interceptar comunicações telefônicas e radiofônicas.
Os caças foram reabastecidos em pleno ar por aviões Hércules KC-130, dotados de 10 mil litros de combustível cada. A transferência do querosene de uma aeronave a outra, em vôo, é uma das mais difíceis missões da guerra simulada.

Nenhum comentário: