"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Fotos da Nasa mostram mudanças de cor em Plutão

05/02/2010 - 13h47

A Nasa divulgou nesta quinta-feira (4) os mais detalhados conjuntos de imagens já feitos sobre o planeta-anão Plutão. Elas foram feitas pelo telescópio espacial Hubble, e mostram um mundo cheio de manchas e sombras, gelado e escuro.
Em termos de cor da superfície e brilho, o Hubble revela um mundo com uma paisagem complexa e variada, com áreas brancas, laranja-escuro e preto-carvão. Acredita-se que uma radiação ultravioleta do Sol distante interagindo com metano, presente na superfície de Plutão, produza resíduos pretos e vermelhos ricos em carbono.


NASA, ESA e M. Buie
Imagens feitas pelo telescópio Hubble da Nasa mostram mudanças de cor em Plutão, mais avermelhado
Imagens feitas pelo telescópio Hubble da Nasa mostram mudanças de cor em Plutão, mais avermelhado


O planeta anão passa por mudanças sazonais na cor e brilho de sua superfície. Plutão se tornou significativamente mais vermelho, enquanto seu hemisfério norte, mais iluminado, fica mais brilhante. Por outro lado, o hemisfério sul se tornou mais escuro.
Estas mudanças são provavelmente consequências de sublimação de gelo superficial no polo que recebe a luz do Sol e congelamento no outro polo, enquanto o planeta anão vai para a próxima fase de seu ciclo de 248 anos.
A mudança dramática de cor aparentemente aconteceu em um período de dois anos, entre 2000 e 2002.
O disco central da imagem tem uma mancha brilhante misteriosa que é, de modo incomum, rica em uma espécie de "geada" de monóxido de carbono.
A Nasa relata que o planetão anão é tão pequeno e distante que a tarefa de checar sua superfície é "tão desafiante como tentar ver marcas em uma bola de futebol a 60 quilômetros de distância".

Nenhum comentário: