"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

segunda-feira, agosto 02, 2010

Revolução Constitucionalista

Apesar de ser referida em vários meios como um movimento restrito à São Paulo, publiquei anteriormente um artigo do Cel Hiram sobre a força do movimento no Mato Grosso do Sul, que durou bem mais do que o movimento no próprio estado de São Paulo.
Agora encontrei esse artigo sobre como o movimento atingiu a cidade de Fortaleza no estado do Ceará escrito por Raimundo Helio Lopes intitulado
"A cidade e a guerra: a campanha de mobilização e o cotidiano de Fortaleza durante a Guerra de 1932". O resumo do artigo está logo abaixo, assim como o link para o texto integral.

Resumo:
Este artigo procura analisar as ações de mobilização na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, durante a Guerra de 1932. Nos dias de conflito, nesta cidade houve uma forte campanha de mobilização para estimular a participação da população na guerra. Esta campanha teve diversos articuladores, como a Interventoria local, Igreja Católica cearense, setores significativos da imprensa, vários cidadãos sensibilizados com a defesa do Governo Vargas, além de diversos grupos civis, militares e políticos. Destacaram-se, como estratégias significativas presentes em Fortaleza, meetings, passeatas, campanhas de arrecadação de dinheiro para os soldados, intensa campanha nos jornais fortalezenses e desfiles públicos.

http://cpdoc.fgv.br/mosaico/?q=artigo/cidade-e-guerra-campanha-de-mobiliza%C3%A7%C3%A3o-e-o-cotidiano-de-fortaleza-durante-guerra-de-1932

Nenhum comentário: