"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quarta-feira, janeiro 19, 2011

Comentários

Li recentemente na Carta (não a mais recente) do susto que o escritor do artigo teve como a nomeação de Nelson Jobim e do "pito" que Dilma teria dado no General Elito. Já havia dito antes que o tratamento de Dilma com os militares não seria o que os "companheiros" esperavam.
Por sinal o articulista achou um absurdo que mesmo após os afagos que Lula teria dado aos militares com o aumento nos gastos de armamento, tivesse sido necessário o "pito" de Dilma.
Bom, em um primeiro momento, gostaria de lembrar ao articulista que o aumento em gastos com armamentos não é afago aos militares, é estratégia da Defesa Nacional, segurança mesmo.
Para se inteirar melhor de onde veio isso, acesse o site do OPSA e procure se não me engano em "Estudos e Cenários". Os vários artigos sobre o aumento de gastos na compra de armamentos de países vizinhos ao Brasil, da preocupação com a reativação da Quarta Frota Americana, entre tantas outras coisas. darão a visão necessária para entender de onde surgiu a idéia desses gastos. 
E mais, afago seria se Lula tivesse dado o aumento que nós necessitamos. Quem sabe nossa presidenta dá.



A segunda parte vou iniciar com uma nota que também li na Carta, creio que por volta de abril. A nota tinha titulo "A Quem Interessa".
Na época já tinha feito um comentário sobre, mas resolvi retomar por achar pertinente. A nota falava sobre a desclassificação da classe política e a quem interessava tal situação.
Bom, nossos políticos acabaram de se dar um humilde aumento salarial.Logo depois ocorreram e estão ocorrendo todas estas tragédias no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais (focos principais), que apesar de ser repetidamente falado sobre a responsabilidade da população em ocupar áreas de risco. Só que esta população está lá exatamente pelo encarecimento do solo urbano, da falta de políticas públicas que garantam o acesso à moradia e a um emprego com salário digno, entre outras coisas.
Lembro que o Brasil é um país rico (que não significa desenvolvido), estando à frente da maioria dos países europeus, da Austrália, do Canadá, da Holanda e vários outros. Bom, e aí onde vai esse dinheiro todo, já que temos um sistema de educação ruim, de saúde ruim, de saneamento quase inexistente, etc.
Nosso problema são os políticos, que deveriam estar ali resolvendo tais problemas e não ampliando mais ainda seus rendimentos e a vazão dos cofres públicos.
O melhor de tudo é que como dizem que vivemos em uma democracia, eles estão lá por nós os colocamos lá, e o auge disso tudo é que eles podem se desviar de suas promessas de campanha e nós democraticamente não podemos fazer nada, a não ser pagar com o nosso suor seus salários e aposentadorias vitalícias.
Como disse Rousseau: "nunca existiu, não existe e nunca haverá de existir um Estado verdadeiramente democrático". Na realidade, toda essa história de democracia popular, em que todo poder emana do povo na realidade nunca passou de uma fantasia. O que na realidade existe é um tipo de "democracia burguesa", onde as classes dominantes valendo-se de seu poder organizam infra e super-estruturas visando perpetuar seu poder (como disse Marx), e dão ao povo uma mera ilusão de "democracia" por meio de eleições.

Nenhum comentário: