"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quarta-feira, novembro 30, 2011

Radar de Kalininegrado é a primeira resposta ao sistema de defesa antimíssil norte-americano

darussia.blogspot.com - 29 nov 2011

PUBLICADA POR JOSE MILHAZEs


A entrada em funcionamento do radar russo de Kaliningrado mostra que Moscovo está pronta a reagir de forma adequada ao perigo que apresenta o sistema de defesa antimíssil europeu, declarou hoje o Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev em Dunaievo, na região de Kalininegrado.
“Espero que os nossos parceiros ocidentais considerem esta medida como a primeira prova de que o nosso país está pronto a dar uma resposta adequada à ameaça que representa o sistema de defesa antimíssil para as nossas forças estratégicas nucleares”, disse ele, numa reunião com o comando das Forças Armadas russas no enclave russo no Báltico.
“Se este sinal não for ouvido, utilizaremos outros meios de defesa, tomaremos medidas severas e instalaremos um grupo ofensivo como prometi a 23 de novembro último”, acrescentou.
Dmitri Medvedev prometeu então instalar no ocidente e sul da Rússia sistemas ofensivos modernos, incluindo a instalação de míssseis Iskander em Kalininegrado, que garantam a destruição das instalações europeias do escudo antimíssil se os Estados Unidos continuarem o seu desenvolvimento.
O dirigente russo exige dos Estados Unidos e NATO garantias por escrito de que o escudo não visa prejudicar a segurança do seu país.
“Não nos satisfazem mais simples declarações de que o sistema a criar por etapas de defesa antimíssil europeu não está virado contra a Rússia. Infelizmente, declarações ocas não garantem a defesa dos nossos interesses”, considerou.
“Se forem dados outros passos, claro que estamos dispostos a dar-lhe ouvidos. Mas, em qualquer dos casos, as declarações ocas são pouco”, concluiu.
Os Estados Unidos tencionam instalar, entre 2015 e 2020, uma terceira zona de posicionamento do seu sistema de defesa antimíssil na Europa. Moscovo a esse projeto, considerando que a instalação de um escudo antimíssil na proximidade das suas fronteiras é uma ameaça ao potencial estratégico russo.
P.S. A julgar  pelas declarações dos dirigentes russos e pelo que a imprensa russa controlada pelo Kremlin escreve, até parece que está iminente uma guerra entre a Rússia e a NATO. 
Acredito que se trata, em grande parte, de campanha eleitoral. Se assim não é, pode-se esperar uma nova corrida aos armamentos, com consequências imprevisíveis. Espero que não se repita o destino da URSS. Uma das razões da sua ruína foi precisamente a corrida aos armamentos.  

Nenhum comentário: