"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quarta-feira, maio 16, 2012

Modelo das Nações Unidas do CMPA

Os Modelos de Organizações Multilaterais - também conhecidos como simulações da ONU - são conferências realizadas com o objetivo de simular o ambiente de negociação e de tomada de decisão de organismos multilaterais. Durante a simulação, estudantes se tornam diplomatas de países membros da organização e simulam os procedimentos de negociação internacional procurando solucionar conflitos e estabelecer cooperação. 
A aluna Anna Luiza do 3º Ano do CMPA é neste ano a Secretária Geral do II Mundo CMPA. Abaixo está a carta de abertura do site criado pelos alunos para hospedar o II Mundo CMPA.


C A R T A   D A   S E C R E T Á R I A - G E R A L

            É com muita satisfação e alegria que apresento e convido a todos para a Segunda Edição da Simulação das Nações Unidas do Colégio Militar de Porto Alegre. A II MundoCMPA ocorrerá de 1 a 3 de junho, nas dependências de nossa escola, em frente ao parque Farroupilha, no coração de Porto Alegre.

            A criação da primeira simulação da ONU no Rio Grande do Sul para alunos do Ensino Médio deve-se ao pioneirismo e ao espírito de dedicação acadêmica de um grupo de alunos do CMPA, formados no ano de 2011. Esses nossos colegas  dedicaram-se profundamente à organização da primeira edição da MundoCMPA e continuando seu trabalho, a STAFF atual tem esforçado-se para promover a todos os delegados uma experiência única e transformadora.
 
            Modelos das Nações Unidas são eventos que permitem aos alunos debater, no papel de delegados, temas de importância global que são ou já foram discutidos em âmbito internacional pelos representantes reais dos países.  Além disso, eles propiciam ao delegado a experiência de defender a política externa da nação por ele representada, que por vezes não condiz com o seu ponto de vista individual, proporcionando um choque de realidades e opiniões que expande as perspectivas de todos ao que participam da simulação.
 
            Como uma grande novidade, no ano de 2012, participarão do II MundoCMPA delegações dos Colégios Militares de Belo Horizonte, Santa Maria, Brasília e Rio de Janeiro, além dos porto alegrenses João Paulo I, Leonardo Da Vinci Alfa e Panamerican. A expansão do nosso modelo vem acompanhada da vontade do CMPA de compartilhar com excelentes colégios estes três dias de conferência que serão de confraternização entre delegações e crescimento acadêmico individual.
 
            Espero que - como eu, todos os alunos da STAFF, do Clube de Relações Internacionais (CRI) e nossos colaboradores do Projeto UFRGSMUN - todos se sintam animados e interessados em participar da com tanto carinho preparada II MundoCMPA. Até primeiro de junho, aguardo sua presença.

Anna Luiza Dal Molin,
Secretária-Geral do II MUNDOCMPA

Nenhum comentário: