"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

segunda-feira, dezembro 03, 2012

Olivio Dutra

Ontem vi no Fantástico reportagem sobre o Presidente José Mujica. Respeito o exemplo que ele dá aos demais pares no mundo todo. Mas, e aqui? não temos exemplos?
Sim, os temos. Um deles ligado ao partideco, Olivio Dutra. 
Olivio nasceu no interior do estado do Rio Grande do Sul (e nesse caso, a localidade que pertencia à hoje emancipada Bossoroca - 6.854 hab em 2011- é uma área realmente pobre).
Nessa sua luta pelo crescimento pessoal chegou ao Exército (4º RCB em São Luis Gonzaga), estudou, fez concurso para o Banrisul, virou sindicalista de destaque e político. 
Segundo um amigo que é ligado a Brigada Militar, fazer a segurança de Olivio no período em que foi Governador era um caos. Ele não seguia os protocolos, cumprimentava todos e às vezes se "perdia" na multidão, para desespero da equipe de segurança. Sempre viveu em um pequeno apartamento de 60m² na Assis Brasil, o que dificultava também sua segurança. 
Há algum tempo foi homenageado em seu antigo quartel (o 4º RCB) e em seu discurso reconheceu a grande importância que o Exército teve na sua vida pessoal e politica, diferente de outros que negam sua relação com a área militar.
Por essas e outras, creio que Olivio Dutra deveria ter mais destacadas as suas virtudes, porquê erros todos cometem, mas ninguém pode dizer que ele tem mansões, que ele aumentou em 20 vezes seu patrimônio, que ele enriqueceu.
Continua se deslocando de ônibus, e com suas relações mais pessoais com seu entorno. 
Seu erro eterno é permanecer ligado ao partideco, mas, com tantas atenuantes, a gente perdoa.

Nenhum comentário: