"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quinta-feira, julho 22, 2010

Política e os Militares

Em recente artigo na Carta Capital, foi feito uma análise sobre a politização à direita das Forças Armadas americanas.
Eisenhower, comandante supremo da tropas aliadas na Segunda Guerra e presidente dos EUA entre 1953-1961, em seu discurso de saída do mandato de presidente, alertou o povo americano sobre o risco de se deixar a economia e a política serem dominadas pelos interesses da indústria bélica.
O que vemos hoje nos EUA é exatamente a força e o peso da indústria de armamentos sobre a política americana.
Tanto faz se Obama, Clinton ou qualquer outro democrata chegue ao poder. Que seus programas políticos de capanha tenham falado de redução com os gastos militares e envio de tropas alhures. Os interesses da indústria bélica irão criar e fomentar guerras e consequentemente ditar a política externa americana.
Uma grande parte do poder político americano se deve ao imenso poder bélico que o país possui. Sua dívida e o dólar, sofreriam intenso processo especulativo se não existisse o resguardo de seu poderio militar. Grande parcela dos empregos nos EUA dependem direta ou indiretamente da industria de armamentos. Então não é nenhuma fantasia ou exagero se dizer que o Estado Americano é um Estado Bélico, e assim o tem que ser se quiser sobreviver econômica e politicamente.
Achar que ocorrerão diferenças na política externa americana por um presidente democrata negro ter sido eleito é a mais pura inocência, é tão infantil quanto acreditar no coelhinho da páscoa. O aumento de tropas no Afeganistão, Iraque entre outros, ou, a permanência dos "terroristas" em Guantánamo estão aí para mostrar isso.
Então, a politização dos militares americanos, nada mais é do que, a consequência natural de um Estado que se construiu a partir da força de sua indústria armamentista.
Basta lembrar-nos que até a Segunda Guerra, os EUA possuíam forças armadas mediocres e era uma economia em forte ascenção. Mas, foi a vitória no conflito da Segunda Guerra que consolidou os EUA como potência política e economica no mundo. E é essa mesma industria que os mantém hoje nessa condição.
Apenas como adendo. Em um outro artigo na mesma Carta. A maioria das tecnologias empregadas no mundo atual surgiram de pesquisas militares (incluindo aí a internet e o GPS¹, que nós tanto usamos) . Após o uso intensivo nos conflitos militares é que essa tecnologia fica disponível para a comercialização civil.

²


Notas:
¹ Até hoje é menos preciso do que poderia ser, por interferência no sinal provocado pelo Pentágono.
² Não encontrei o discurso de Eisenhower em português, mas creio que dá para entender bem a mensagem que está em espanhol.

Nenhum comentário: