"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

segunda-feira, setembro 27, 2010

Comentários

Na edição com capa da Saida do Aécio Neves do PSDB, existem dois deslizes interessantes. Não pelo fato em si, mas muito mais pela ausência de uma crítica mais ampla sobre o quadro político brasileiro.
Em uma das situações comenta-se o fato da ausência de renovação dos quadros do PSDB como um dos fatores de sua amarga derrota no atual pleito eleitoral. O isolamento das novas lideranças em detrimento de nomes petrificados do centro paulista tucano, teriam provocado a incapacidade de propor uma alternativa oposicionista ao Governo Lula. 
Até aí tudo bem, é uma realidade indiscutível. Só que, o PT também está na mesma maré. Não existe nenhum nome de renovação nas hostes petistas que venha a substituir Lula (pelo menos o PSDB teria o Aécio, aparentemente não terá mais), nem isso o PT tem, e pior, assim como o PSDB, o núcleo de mando do partido também exclui qualquer chance de candidatura de quem não os acompanha, e sabe-se muito bem a força de nomes como José Dirceu nessas decisões.
O que os jornalistas petistas (aqui parafraseando Marcos Coimbra com o seu "jornalistas tucanos") não conseguem perceber ou não querem perceber, é que Dilma só vai ser eleita por causa de Lula. Dilma não tem antecedente político nenhum que a ponha como candidata vitoriosa. E se,o candidato petista fosse um poste, seria eleito igual. Tudo isso por efeito de um bem organizado período de mandato do presidente Lula com conquistas sociais e econômicas. Então quem está sendo reeleito é Lula e não o PT. 
Espero sinceramente que pessoas que tem o caráter de um Olivio Dutra venham a ter mais força de comando dentro do partido, para que novas lideranças que se espelhem nele venham a surgir sem estarem envolvidas em escândalos de mensalão, de correios, de tráfico de influência entre outros.
A segunda situação é sobre a reportagem relacionada ao Governo de Ieda Crusius. Eu não sei se realmente eu enxergo chifre em cabeça de cavalo, mas, considero extremamente estranho a atual governadora ter sofrido sucessivos ataques da revista veja (que sabe-se da influencia tucana em seu meio) durante o caso da compra de sua residência, apesar de ser tucana. Além disso, não me lembro de jamais ter visto em um jornal, como vi, (no caso o Zero Hora do grupo RBS, retransmissora da Globo) a impressão em página inteira de uma decisão judicial de investigação em relação a um representante do povo. 
Mesmo em jornais propalados como apoiadores do PSDB, não vi a transcrição ípsis líteris de algo assim contra representantes do PT que estavam no poder e sendo acusados de alguma transgressão.
Então para mim, há (como dizia Shakespeare) mais "entre o céu e a terra do que imagina nossa vã filosofia".
Creio que um jornalista deve ir mais fundo nas suas pesquisas quando algo assim acontece. Porque aliados desejariam o enfraquecimento de um membro? Quais reais interesses podem estar por trás disso? Não sejamos inocentes em pensar que sabemos de tudo que acontece no meio político. E às vezes quando algo vem à tona é por interesses de certos grupos, e, se fica tanto tempo com destaque na mídia em geral, bom aí temos que pensar profundamente no caso.

Nenhum comentário: