"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sexta-feira, setembro 24, 2010

Depravados

Lembrando do texto de Antonio Luis Simas publicado recentemente, vi que seu ponto de vista está errado. No real o politicamente correto deveria ir mais longe.

Obras como: O Cortiço de Aluizio de Azevedo que incita a promiscuidade e revela desigualdades sociais. Dom Casmurro de Machado de Assis com sua famosa Capitu que incita o adultério e posterior abandono da família pelo marido "corno". O que dizer então de Memória Póstusmas de Brás Cubas do mesmo Machado de Assis (esse deve ser banido da leitura escolar com certeza)? Posso continuar com Dias Gomes (O Pagador de Promessas) que promove intolerância religiosa, política e uso excessivo de força pólicial, de Hilda Hirst (A Obscena Senhora D) com essa mulher que não consegue se ater a regras, João Ubaldo Ribeiro (Viva O Povo Brasileiro) que torna divertido e suave a leitura sobre a exploração do próximo por alguns  personagens ao longo da história do país, Jorge Amado (Gabriela: Cravo e Canela; Dona Flor e Seus Dois Maridos) que assim com Machado deveria ser banido por estimular com seus personagens uma vida promíscua, Nelson Rodrigues então nem preciso citar obras.

Estendendo um pouco essa linha de raciocínio poderíamos também rever com olhos criticos a obra de Vinicius de Moraes  (entre outros contemporâneos), aquela estória de "as feias que me perdoem, mas a beleza é fundamental" é uma verdadeira agressão às mulheres que não se enquadram no biotipo vigente e determinado pela moda. Outra coisa seria as novelas da Globo e "malhação", que passam uma visão de que se pode tudo (todo mundo faz e acontece) e punição, nada.

Somente para encerrar, enquanto estava escrevendo as linhas acima me veio à mente em um insight, como dizem os psicólogos, lembrei-me da "Éguinha Pocotó". Esse pessoal então, deveria ser varrido do mapa.

 

Nenhum comentário: