"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sábado, março 19, 2011

Circulo de Fogo

O Circulo de Fogo do Pacífico é uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica, localizado na bacia do Oceano Pacífico. O Circulo de Fogo do Pacífico tem a forma de ferradura, com 40.000 km de extensão e está associado com uma série quase contínua de trincheiras oceânicas, arcos vulcânicos, e cinturões de vulcões e / ou movimentos de placas tectônicas. O Circulo de Fogo do Pacífico tem cerca de 452 vulcões e é o lar de mais de 75% dos vulcões ativos e latentes do mundo.

O terremoto e posterior tsunami que acometeu Japão recentemente são ocorrências resultantes das enormes forças que atuam no interior da Terra.
No Japão atualmente a grande preocupação deriva do fato de que o reflexo de tais forças terem atingindo com grande intensidade usinas nucleares japonesas.
Atualmente foi divulgado pelo Governo Japonês que há vestígios de iodo radioativo detectados na água corrente de Tóquio e que níveis anormais de iodo radioativo também foram registrados na água corrente das províncias de Gunma, Tochigi, Saitama, Chiba e Niigata. Níveis anormais de radiação também foram detectados em leite e produtos agrícolas perto da usina nuclear de Fukushima.
As tentativas de controle da temperatura dos reatores também funcionam como uma tragédia à parte. Apesar de não divulgados na mídia, o número de mortes de pilotos em Chernobyl somente pelas tentativas de redução da temperatura do reator com o lançamento de água chegaram a dois mil (sim, isso mesmo, dois mil). Voltavam tão afetados pela radiação que ou morriam das queimaduras logo em seguida, ou meses depois. Fora os que morreram anos e décadas depois, por diferentemente dos pilotos não estarem atuando tão proximamente ao reator.

Hoje, dentro do Circulo de Fogo entrou em erupção o vulcão Karangetang, ao norte das ilhas Célebes, localizado na Ilha Siau na Indonésia. 
Surabaia Amien Widodo, do Instituto Geológico de Mitigação de Desastres da Indonésia, indicou à imprensa local que o magma deslizou por mais de 1.600 metros, pondo em risco pelo menos três aldeias na base da montanha.
Houve a evacuação de pelo menos trezentas pessoas.

Nenhum comentário: