"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quinta-feira, outubro 25, 2012

Quatro mortos e um ferido em confrontos entre polícia e islamistas na Tartária

darussia.blogspot - Quarta-feira, Outubro 24, 2012




Confrontos entre agentes do Serviço Federal da Rússia (FSB, ex-KGB) e militantes islamistas em Kazan, capital da república da Tartária, provocaram pelo menos quatro mortos e um ferido grave.
“O número de criminosos ainda é desconhecido, três deles foram liquidados”, lê-se num, comunicado do Ministério do Interior da Tartária.
Um deles portaria o "cinto de mártir", carregado de explosivos.
Segundo este ministério, “dois agentes do FSB ficaram gravemente feridos. Um faleceu e o outro encontra-se ferido com gravidade num hospital local”.
As autoridades policiais declararam a cidade zona de acção antiterrorista, o que significa que a operação policial iniciada ainda não terminou. Os habitantes do prédio vizinho onde se alujaram os alegados terroristas foram evacuados.
As autoridades alegam que os homens liquidados teriam sido os autores de atentados contra líderes espirituais da Tartária.
Esta república da Federação da Rússia, situada a cerca de 600 quilómetros a sudeste de Moscovo, tem uma população maioritariamente muçulmana. Não obstante as autoridades locais reafirmarem controlar a situação, alguns analistas chamam a atenção do aumento de organizações ligadas a correntes extremistas islâmicas.
A guerrilha islamista separatista realiza operações no Cáucaso do Norte, mas tenta alargar as suas operações a outras regiões da Rússia. Neste caso, trata-se de um confronto no coração do país, numa região vital para a federação.

Nenhum comentário: