"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quinta-feira, outubro 24, 2013

Rússia irá fornecer armamentos a Angola no valor de mil milhões de dólares

darussia.blogspot - QUARTA-FEIRA, OUTUBRO 16, 2013

PUBLICADA POR 


A Rússia assinou a Angola contratos militares no valor de mil milhões de dólares, fazendo de Luanda o principal comprador de armamentos russos em África, escreve hoje o diário Vedomosti.
Estes contratos prevêem nomeadamente o fornecimento de 18 caças Sukhoi-30, que foram fabricados nos anos de 1990 e utilizados depois pela Índia, precisa o jornal, que cita uma fonte no seio da empresa pública responsável pelas exportações de equipamentos militares. 
Além disso, parte significativa das aquisições são peças sobresselentes para os armamentos soviéticos que equipam as forças armadas angolanas.
Os contratos foram assinados na semana passada durante uma visita de Dmitri Rogozin, vice-primeiro-ministro russo, a Angola.
O diário russo recorda que Angola manteve estreitos laços com a URSS, que equipou as suas forças armas nos anos de 1970 e 1980 durante a longa guerra civil que atingiu o país.
Com o regresso da paz em 2002, o Uganda passou a ser o principal cliente de Moscovo no continente africano.
Dentro em breve, está prevista a venda de sistemas de defesa antimíssil ao Brasil e Peru, tentando compensar desse modo a diminuição de importação de armamento russo pela Venezuela devido a problemas económicos.
As vendas de armas da Rússia aumentaram de forma considerável durante dez anos e atingiram, em 2012, um montante recorde de 15 mil milhões de dólares, o que faz de Moscovo o segundo fornecedor de equipamentos militares do planeta depois dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: