Exame - 27 nov 2013
Modelos vendidos no Brasil obtiveram nível máximo de segurança em testes de colisão realizados pela Latin NCAP; HB20 também teve boas notas
Ford Ecosport: modelo é o primeiro fabricado no Brasil a ganhar 5 estrelas no teste da Latin NCAP
São Paulo – O Ford Focus terceira geração, o Volkswagen Jetta e o Ford Ecosport vendidos no Brasil receberam cinco estrelas para os passageiros adultos nos crash tests promovidos pela Latin NCAP, programa independente de avaliação de carros novos vendidos na América Latina e Caribe. Para quem senta no banco da frente desses veículos, portanto, foi encontrado o nível máximo de segurança em caso de acidente. Trata-se da primeira vez que carros fabricados na América Latina obtêm a nota máxima nos testes da Latin NCAP.
Outros dois modelos, o Chevrolet Malibu e o Hyundai HB20
receberam quatro estrelas para os passageiros adultos nos bancos da
frente. A proteção para crianças que viajam na cadeirinha no banco de
trás, no entanto, como sempre deixou a desejar. O Ford Focus e o VW
Jetta conseguiram boas notas, quatro estrelas cada um. Ford Ecosport e
Hyundai HB20 tiveram proteção apenas mediana, com três estrelas. E o
Malibu decepcionou, com uma estrela.
Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira como parte da quarta
fase de testes da Latin NCAP com os veículos vendidos no mercado
latino-americano. O Ecosport e o HB20 testados são fabricados no Brasil,
o Jetta é fabricado no México e o Focus na Argentina – todos vendidos
no mercado brasileiro. O Malibu é um modelo global, fabricado nos EUA.
Com critérios mais rígidos, a quarta fase já tinha dado nota zero para outros dois modelos à venda no Brasil,
o Renault Clio e o Chevrolet Agile, em julho deste ano. Como ocorreu
com o Clio e o Agile, a Latin NCAP só costuma testar as versões mais
básicas dos modelos vendidos na América Latina, que geralmente vêm sem
airbags. Este fator pesou negativamente na nota de muitas versões de entrada testadas pela entidade anteriormente, uma vez que os ocupantes da frente do veículo ficam muito expostos durante uma colisão.
Contudo, as montadoras podem patrocinar testes de versões superiores de
seus modelos, que costumam vir com mais equipamentos de segurança e ter
notas melhores. É o caso da atual safra de resultados, que engloba
apenas testes patrocinados pelas marcas. O teste do Ecosport passou por
uma atualização, uma vez que a Ford decidiu patrocinar o crash test
lateral; e o HB20 foi testado novamente após a Hyundai fazer melhorias
na segurança do modelo. Ambos os modelos já haviam passado por testes na terceira fase da Latin NCAP.
Metodologia – Nos crash tests da Latin NCAP, os
veículos se chocam frontalmente com um objeto deformável, que representa
outro veículo, a 64 km/h, segundo os padrões da Euro NCAP. Os bonecos
(dummies) representam dois adultos no banco da frente e duas crianças no
banco de trás, nas cadeirinhas recomendadas pelo fabricante, sendo uma
de 18 meses e a outra de três anos.
Para receber cinco estrelas para os adultos, o carro precisa ser
aprovado no teste de impacto lateral, além de oferecer freios ABS e
lembretes para cintos de segurança nos bancos da frente nos modelos
padrão. Ganham pontos para a proteção infantil os modelos que oferecem o
sistema de engate Isofix para cadeirinhas, que é mais seguro do que o
sistema de engate com cinto.
No Brasil, o Isofix ainda não é certificado pelo Inmetro, mas esta
situação deve mudar no ano que vem. Em função da ausência de
certificação, são raros os carros que oferecem o Isofix por aqui, e não
há cadeirinhas disponíveis com esse sistema. Em função disso, a maioria
dos carros vendidos no Brasil obtiveram maus resultados para a proteção
das crianças em seus crash tests, desde a primeira fase do Latin NCAP.
Embora as cadeirinhas vendidas aqui atendam os requisitos nacionais, nos testes internacionais elas ainda deixam a desejar.
Sempre que leio algo do tipo me lembro do Collor com as "carroças"...
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