A sensação de insegurança atinge 70% dos brasileiros e é a maior do mundo, segundo relatório divulgado ontem pela Organização das Nações Unidas (ONU). A estatística faz parte do Relatório Global sobre Assentamentos Humanos, do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (UN-Habitat), que este ano aborda o tema da segurança em várias cidades do mundo. O relatório mostra que São Paulo responde por 1% de todos os homicídios do planeta - apesar de ter apenas 0,17% da população mundial. A notícia é do jornal Valor, 2-10-2007.
Segundo o relatório, no Rio de Janeiro, os índices de homicídios triplicaram desde a década de 70, enquanto que em São Paulo o número quadruplicou. No Brasil, mais de 100 pessoas são mortas por armas de fogo todos os dias, e na América Latina, onde 80% das pessoas moram em áreas urbanas, cidades como Rio de Janeiro, Lima, Cidade do México, São Paulo e Caracas são responsáveis por mais da metade de crimes em seus respectivos países. A estatística confirma que a cultura do medo do crime e da violência está enraizada na maioria dos países.
A pesquisa foi feita em cidades de 35 países desenvolvidos e em desenvolvimento. Os entrevistados responderam à pergunta: sentem-se seguros quando voltam para casa à noite? Os índices mais elevados de percepção de medo vieram do Brasil (70%) e o menor índice foi da Índia (13%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário