"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

domingo, maio 22, 2011

Professora Amanda Gurgel

A professora Amanda Gurgel realizou um depoimento em que relatou a verdadeira situação que os professores vivenciam. Sua fala transmite a angustia de toda uma categoria que atua em uma profissão necessária e de grande relevância para todos, sem a mínima valorização que deveriamos ter das autoridades desse país. Já estive na mesma situação que a professora Amanda Gurgel e digo de experiência própria que o professor no Brasil deveria ser considerado como herói. Há desvios, há. Mas, que profissão poderia dizer que seus membros agem todos de forma correta. Mas, professores superando suas dificuldades para dar o melhor aos seus alunos, existem aos borbotões, e o pior, são muito poucos valorizados.
Como recentemente li vários artigos sobre o crescimento da democracia em Carta Capital. Esse video é o exemplo máximo da democracia que “explode” no mundo como aparece em alguns artigos da revista.
Os professores são massacrados por uma classe política que se elege dizendo que vai fazer algo pela educação, e… Bem, nada acontece. Continua-se na mesma, os salários baixos e aviltantes, os professores enlouquecendo (considerada uma das profissões mais estressantes) e olha só, o que nós podemos fazer? Podemos retirar os políticos que nós colocamos no Congresso, nas Assembléias e nas Câmaras Municipais por não estarem cumprindo com o que prometeram? Acho difícil.
É muito bonito se falar em democracia, que ela está crescendo. Mas infelizmente não passa disso. De uma bonita história de contos de fada para se contar às crianças para elas dormirem com aquela ilusão de mundo perfeito.




Nenhum comentário: